Comitiva do Governo do Ceará apresenta Estado e discute financiamento de projetos com Bank of China

31 de março de 2023 - 12:08 # # #

Paola Vasconcelos - Ascom Casa Civil

Oportunidades de investimentos na área de energias renováveis no Estado foram discutidas, nessa quinta-feira (30), em reunião da comitiva do Governo do Ceará no Bank of China (Boci), em Pequim, na China. A instituição financeira estatal chinesa é o principal canal de financiamento externo do país asiático e é responsável pelo financiamento internacional de projetos de empresas chinesas que estão conhecendo o potencial do Ceará no setor de energias renováveis.

A comitiva do Governo do Ceará formada pela secretária Roseane Medeiros (Relações Internacionais), secretário Salmito Filho (Desenvolvimento Econômico) e pelo presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), Hugo Figueirêdo, foi recebida no Bank of China pelo diretor executivo de Global Coverage Center, Dominic Wang; diretor de Private Equity, Calvin Yu; pelo diretor-gerente e chefe do M&A Team, Zouqiu Foue; e pelos executivos Junxian Li (Private Equity) e Qibo Chen (M&A Team).

Na oportunidade, o grupo de gestores do governo cearense apresentou os diferenciais competitivos do estado, sua situação econômica e fiscal, bem como a infraestrutura para receber projetos e investimentos em áreas diversas, especialmente na cadeia produtiva de energia. Além disso, apresentaram também o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, com sua Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e o Porto do Pecém, com um terminal moderno e efetivo, com linhas comerciais consolidadas.

“Muito oportuna essa aproximação com os chineses, principalmente nesse momento de transição da matriz energética mundial. Viemos mostrar o potencial que o Ceará tem, um estado organizado e com infraestrutura para receber investimentos estrangeiros”, ressaltou o secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho.

De acordo com a secretária das Relações Internacionais, Roseane Medeiros, a intenção da visita foi, além de apresentar o Ceará ao Bank of China e, principalmente, as possibilidades de investimentos e oportunidades com o Hub do Hidrogênio Verde, também propor e organizar as ações do banco com o estado, já que a instituição tem planos de vir ao Brasil e ao Ceará em breve.

“Várias empresas chinesas, algumas que já têm memorandos de entendimentos ou projetos de investimentos em andamento no nosso estado, vão estabelecer seus negócios com recursos de financiamento do Bank of China. Daí a importância de o Governo do Ceará mostrar o potencial do estado nesse momento”, destacou a secretária.

Para o presidente do CIPP, Hugo Figueiredo, o Ceará tem destaque na transição energética, não só nacional, como internacional. “Temos recebido cada vez mais empresas interessadas em conhecer o Pecém e o potencial do Ceará em produzir energia limpa. Uma parceria com o Bank of China (Boci) poderá acelerar os investimentos que vão transformar o Pecém no Hub de Hidrogênio Verde”, destacou Hugo Figueirêdo.

Agenda de oportunidades

Neste sábado (1º), a comitiva cearense tem agenda com Mingyang Smart Energy para assinatura de um memorando de entendimento para implantação de um centro de tecnologia e reparos de geradores eólicos, suporte de montagem e manutenção para toda a indústria eólica brasileira. Representantes da empresa estiveram, nessa quinta-feira (30) à tarde, no Palácio da Abolição, antecipando as tratativas com o governador Elmano de Freitas.

Na agenda da semana, a comitiva do Governo do Ceará assinou, na segunda-feira (27), um acordo de cooperação técnica com o conglomerado Gansu TUS Green Technology Innovation, que tem entre suas empresas a Tsinghua University, a 14ª melhor universidade do mundo e referência mundial em inovação, empreendedorismo e relacionamento com a indústria. No decorrer da semana, também teve reunião com a China Isotope & Radiation Corporation (CIRC), empresa de produtos e equipamentos médicos; com a CNNP, empresa chinesa de energias renováveis, do mesmo grupo da CIRC; e com a empresa Higer Bus. Reuniu-se também com a Power China para tratar da operacionalização do investimento em parque solar no município de Mauriti, cujas obras começam em breve. E teve um encontro com a Goldwind, empresa que já tem memorando de entendimento (MOU) assinado com o Governo do Ceará.