SDA debate perspectivas da Ater pública no Brasil e no Ceará

31 de março de 2023 - 16:54 # # # # #

Marcel Bezerra - Ascom SDA - Texto
Ascom SDA - Foto

O secretário executivo do Desenvolvimento Agrário da SDA, Marcos Jacinto, participou, nesta quinta-feira (30), do I Seminário Perspectivas da Assistência Técnica e Extensão Rural no Ceará. Na ocasião, Jacinto proferiu palestra sobre o tema do evento, e debateu com José Claudio Fidelis Pereira, coordenador geral da Faser, e Nizomar Bezerra Falcão, da Ematerce.

Realizado pela Associação dos Servidores da Ematerce no Sesc Iparana, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, o evento promoveu uma discussão ampla e aberta sobre a situação atual e as perspectivas futuras da assistència técnica e extensão rural no Ceará, a fim de fortalecer a desenvolvimento da agricultura familiar, contribuir para o crescimento econômico social da região e melhorias nas condições de trabalho dos ematercianos associados.

Segundo Marcos Jacinto, “precisamos entender e construir o papel da Ater pública, pela sua importância, abrangência e todos os resultados que consegue gerar”. Para o secretário executivo, é fundamental entender que existem experiências privadas de Ater, “e temos que nos conectar com essas outras experiências, inclusive auto gestionadas”.

O debate sobre a Ater como ação contínua também deve ser enfrentado, na opinião do gestor. “Para que ela possa ser o mais abrangente possível, que possa chegar à agricultura familiar, menos capitalizada e onde se demanda muito mais esse serviço”. Marcos pontuou também que “a assistência técnica tem de ser continuidade, mas que não vire assistencialismo, e vá gerando autonomia, empoderando e disseminando conhecimento. Com a abrangência para que a agricultura familiar seja público e sujeito na construção dessa política”.

De acordo com a Assema, a assistência técnica e extensão rural é uma importante ferramenta para melhorar a produtividade e a qualidade de vida dos agricultores familiares. “No entanto, ainda há muitos desafios a serem superados para a ampliação do acesso a esses serviços em áreas rurais do Ceará”, destaca o presidente da associação, Sabino Bizarria. O seminário contou com a participação de representantes do governo, organizações da sociedade civil e especialistas no assunto, e encerra nesta sexta-feira (31).

Entre as entidades participantes do seminário, estão, Além da SDA e da Ematerce, a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Ceará (Fetraece), o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) do Ceará, a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes Ceará), Sindicato Mova-se, Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa, do Setor Público Agrícola do Brasil (Faser), Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Federação da Agricultura Familiar do Ceará (Fetraf).