Movimentação de passageiros internacionais no Aeroporto Pinto Martins cresce 76,19%

1 de abril de 2023 - 11:59 # #

Ascom Setur - Texto
José Wagner - Foto


O número de passageiros em voos internacionais no Aeroporto Pinto Martins, ao longo do mês de fevereiro de 2023, cresceu. Dados da Fraport-Brasil, empresa que administra o terminal, indicam que o quantitativo registrado foi de 20.466 passageiros, ante 11.616 do mesmo período do ano passado.

Isso significa um crescimento de 76,19% na movimentação de passageiros em voos internacionais no principal portão de entrada no estado. O levantamento considerou os embarques e desembarques diretos.

Hub internacional, o terminal conta com conexões para Lisboa (TAP), Paris (Airfrance) e Miami (Gol e Latam), que representam 62% do total de visitantes que chegam atualmente ao Ceará. O restante dos estrangeiros chega por outros portões como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Natal.

Para a secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, o crescimento demonstra o potencial do estado enquanto destino turístico. “O Ceará é um dos estados mais buscados pelo turista estrangeiro. Esse público vem atraído pelas experiências inesquecíveis em nosso destino. Para seguir crescendo com o fluxo internacional em nossos terminais, vamos continuar trabalhando para expansão da malha aérea e a promoção em feiras e eventos”, detalha.

Perfil do turista

De acordo com dados de uma pesquisa realizada pela Secretaria de Turismo do Ceará (Setur), os turistas internacionais que estiveram no Ceará durante os meses de janeiro e fevereiro eram predominantemente residentes da Europa. Entre os países destacou-se Portugal como principal emissor, respondendo por 22,90%, em segundo lugar a França (17,17%), seguida por Itália (16,16%) e Argentina (7,41%).

A Setur identificou também que o gasto médio do turista internacional é de R$ 7.312,00, com permanência de 12 dias no estado. Do total de entrevistados, cerca de 36,36% dos turistas estrangeiros visitaram o Ceará pela primeira vez e grande parte, aproximadamente 53,20%, veio a passeio.

A pesquisa aponta ainda o grau de satisfação desses viajantes. Cerca de 54,88% responderam que a experiência no destino Ceará superou suas expectativas, enquanto 42,76% correspondeu plenamente. A taxa de expectativa de retorno ficou em 94,34%. Quando perguntados se recomendariam o Ceará para outras pessoas, 98,11% responderam que sim.