Primeira Expo-Semente encerra Festa Anual das Árvores 2023

2 de abril de 2023 - 09:37 # # #

Ascom Sema

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) encerrou, na manhã desse sábado, 1º de abril, a Festa Anual das Árvores (FAA) 2023, com a realização da 1a Expo-Semente, na Área Adahil Barreto, no Parque Estadual do Cocó. O evento aconteceu junto à Feira Agroecológica, que ocorre semanalmente no mesmo local. Estiveram presentes o secretário adjunto da Sema, Fernando Bezerra; o secretário executivo de planejamento e gestão interna da Sema, Gustavo Vicentino; e a assessora de gabinete, Gisela Piancó.

“O objetivo da FAA 2023 foi mostrar a importância das espécies nativas na manutenção dos biomas e no combate ao fenômeno climático. Com a Feira de Sementes, a gente fecha o ciclo, mostrando todas as fases evolutivas, porque tivemos também a doação de 25 mil mudas, em 150 municípios, e, nas trilhas interpretativas, foram mostradas as árvores já formadas”, explicou Ulisses, coordenador de Educação Ambiental e Articulação Social da Sema.

A 1a Expo-Semente distribuiu mudas nativas produzidas nos viveiros das Unidades de Conservação (UCs) estaduais – Parque Botânico, Parque do Cocó e Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité –, e no viveiro do SESC Iparana. A população, em um momento de lazer, conheceu o plantel de sementes de espécies nativas, explicou o técnico Sérgio Mota, da Coordenadoria de Educação Ambiental da SEMA (Coeas).

A exposição “Sementes, flores e frutos” uniu educação ambiental, recreação e informação sobre saúde e nutrição. Paralelamente houve uma roda de conversa, coordenada pelo educador ambiental Karlo Kardoso, com palestra de Leonardo Jales, do Movimento Pró-Árvore e criador da Floresta Urbana da Praça José Bonifácio. Houve também um trilha interpretativa, tudo no contexto do tema da FAA 2023, “Árvores e Mudanças Climáticas”.

A Festa Anual das Árvores é uma realização do Governo do Estado, por meio da Sema com a parceria de municípios, organizações do Terceiro Setor, universidades, escolas e entidades privadas, que realizam ações em todo o o território cearense. O objetivo é conscientizar e sensibilizar a população sobre o grande papel das árvores para o equilíbrio da vida no planeta.