Base do Samu 192 Ceará em Capistrano é entregue após reforma

3 de abril de 2023 - 17:01 # # # #

Fátima Holanda - Ascom Samu 192 Ceará - Texto e foto

Espaço recebeu melhorias estruturais, sistema de refrigeração e novos móveis

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará e a prefeitura de Capistrano realizaram, na última sexta-feira (31), a entrega da reforma da base situada no município. O equipamento recebeu melhorias estruturais como nova pintura, além de móveis e sistema de refrigeração.

“Por meio dessa parceria, vamos levar atendimento de qualidade aos moradores da região”, afirmou Breno Novais, coordenador médico do Samu 192 Ceará.

Durante a solenidade, o gestor agradeceu aos profissionais pela assistência prestada. Somente neste ano, a unidade atendeu a 113 ocorrências, incluindo transferências pré-hospitalares.

Implantada no Capistrano em novembro de 2011, o espaço integra a Base Polo de Maracanaú – também formada pelos municípios de Maracanaú, Aracoiaba, Guaiúba, Maranguape, Ocara, Pacatuba e Redenção.

“Estou muito feliz por poder fortalecer essa parceria com o Samu Ceará. O processo assistencial funciona melhor quando as instituições envolvidas fazem a sua parte”, ressaltou o prefeito de Capistrano, Júnior Saraiva. “Estamos entregando uma base totalmente requalificada, com móveis e aparelhos de ar condicionado novos. É o mínimo que o município pode fazer para que os profissionais tenham mais dignidade para, quando acionados, prestarem um serviço de excelência”, complementou.

O Samu Ceará possui a maior área de atuação no Brasil. Com gestão tripartite, a União fornece as ambulâncias, custeando também a manutenção das viaturas, e o Estado mantém o quadro de profissionais de saúde. Os municípios, por sua vez, são responsáveis por disponibilizar as bases e preservar os locais.