Grupo Avia de Teatro encena a Paixão de Cristo na calçada do Theatro José de Alencar

4 de abril de 2023 - 13:59 # # # #

Ascom TJA - Texto e Fotos

Com direção de Neide Oliveira, o espetáculo “Às Margens, a Paixão de Cristo” faz apresentações gratuitas nos dias 4 e 8 de abril, sempre às 16h

O Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe nos dias 4 e 8 de abril, sempre às 16h, na calçada, o espetáculo “Às Margens, a Paixão de Cristo”, do grupo cearense Avia de Teatro. Sob direção de Neide Oliveira, a primeira apresentação ocorre em parceria com o Sesc Ceará (Ocupa Centro); a segunda, com o apoio da Secult Ceará.

Com figurino de Myldre Bandeira, cenário e adereços de Adney Pinheiro, a montagem mergulha nas tradições da Semana Santa e encena a Paixão de Cristo, misturando música, circo e com o acolhimento de moradores de rua da capital. Na apresentação, referências do teatro de rua transformam a maneira de contar a maior história de todos os tempos.

A peça teatral é encenada em praças e espaços públicos da cidade, por onde homens, mulheres e crianças habitam o isolamento social, esquecidos pela sociedade, vivem às margens do cotidiano da cidade. O teatro, então, chega abraçando os esquecidos para lembrá-los que não caminham sozinhos. Em 2020, o projeto foi transformado em áudio drama, que pode ser acessado através do Youtube do grupo.

Sinopse

Uma trupe de atores, a serviço do teatro, chega e monta o cenário de uma viagem pela história da Paixão de Cristo. Música e drama equilibram a narrativa bíblica de Jesus Cristo recontado seus passos entre os homens. Atores vivem diversos personagens e, freneticamente, passeiam desenvolvendo uma narrativa de esperança aos esquecidos pela sociedade.

O verbo aqui é amar e é conjugado com solidariedade e acolhimento a todos que se achegarem ao anúncio da boa nova, o ideal de fé e esperança encenam a Paixão de Cristo do grupo Avia de Teatro. Estão no elenco: Neide Oliveira, Adney Pinheiro, Jaene Pinho, Douglas Souza, Camila Soares, Diogenes Almeida e Manuel Neto.

 

FICHA TÉCNICA

Texto e Direção: Neide Oliveira

Figurino: Mydre Bandeira

Cenário e Adereços: Adney PInheiro

Fotografia: Alcydes Júnior

Produção: Camila Soares

Elenco: Adney Pinheiro, Camila Soares, Jaene Pinho, Manuel Neto, Maria Mercedes, Mateus Honori e Neide Oliveira

 

SERVIÇO

Espetáculo “Às Margens, a Paixão de Cristo”, do Grupo Avia de Teatro

Quando: 4 e 8 de abril, sempre às 16h

Onde: calçada do Theatro José de Alencar (rua Liberato Barroso, 525 – Centro)

Duração: 55min

Classificação: Livre

Gratuito