Semana Santa: Samu 192 Ceará monta operação para qualificar atendimentos no feriado

4 de abril de 2023 - 16:37 # # # # #

Ascom Samu 192 - Texto
Tatiana Fortes - Ascom Casa Civil - Foto

Em 2022, no mesmo período, foram realizadas 811 assistências; 119  relacionadas a acidentes envolvendo motocicletas

Com a previsão de aumento do fluxo de viagens no feriado de Semana Santa, de quinta-feira (5) a domingo (9), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará irá realizar operação para otimizar os atendimentos. Em 2022, no mesmo período, o equipamento realizou 811 assistências – destas, 119 foram relacionadas a acidentes envolvendo motocicleta.

De acordo com o coordenador médico do Samu Ceará, Breno Novais, o planejamento prevê a distribuição de ambulâncias em pontos estratégicos com acesso a vias rápidas, viabilizando um menor tempo resposta para as ocorrências.

O Serviço possui a maior cobertura do Brasil, alcançando 183 dos 184 municípios cearenses. O gestor reforça que, em dias com intensa movimentação nas estradas – consequentemente, de acidentes –, os órgãos fiscalizadores e de assistência em saúde atuam de forma conjunta para promover mais segurança nas vias.

“O nosso trabalho no feriado da Semana Santa somará esforços de entidades parceiras como as Polícias Rodoviárias Estadual (PRE) e Federal (PRF), além do Corpo de Bombeiros”, destaca Novais.

Em caso de acidente, o médico alerta para a necessidade de um atendimento precoce. “Se você estiver envolvido em uma ocorrência, ligue, se possível, para o número 192. Mantenha a calma e tente imobilizar a vítima até a chegada dos profissionais de saúde”, orienta.

Veja dicas para evitar acidentes com motocicletas:

– Use sempre equipamentos de proteção (capacete, calças, luvas e botas).

– Faça manutenção regularmente do veículo, verificando se pneus, freios e luzes funcionam corretamente.

– Não dirija sob a influência de drogas ou álcool.

– Respeite as leis e as sinalizações de trânsito.

– Mantenha uma distância segura dos outros veículos na estrada. A medida pode oferecer tempo suficiente para reagir a qualquer imprevisto.