Tabela de Custos da Seinfra é atualizada com mais de 3 mil novos itens de serviços e insumos

4 de abril de 2023 - 11:50 # # # # #

Camila Alencar Rocha - Ascom Seinfra - Texto

A Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra) publicou, nessa segunda-feira (3), as versões 028 (sem desoneração) e 028.1 (com desoneração) da Tabela de Custos de Obras e Serviços de Engenharia. A nova versão conta com 38 serviços inéditos e mais 3.420 novos insumos, além da melhoria dos itens já existentes. Também foram incluídos 22 insumos de mão de obra para serviços de gasodutos de uso exclusivo da Cegás. A atualização é resultado de uma força tarefa realizada em conjunto com a Companhia de Gás do Ceará (Cegás), Superintendência de Obras Públicas (SOP) e Cagece.

Segundo o secretário da Infraestrutura, Antônio Nei, a tabela mantém atualizados os valores dos principais itens existentes, incluindo, quando necessário, novos itens, sempre atendendo aos preceitos legais vigentes. “A tabela é referencial de preço para a construção civil e conta com a maior quantidade de insumos do Brasil. Isso garante sua confiabilidade e eficácia e a credencia como uma das principais referências de engenharia de custos do País”, explica o secretário.

A tabela é atualizada, periodicamente, através da pesquisa de preços unitários dos diversos insumos, tais como mão de obra, materiais e serviços, inclusive aluguel de equipamentos. As informações são colhidas através das convenções coletivas das diversas categorias profissionais, do salário mínimo e da pesquisa de preço de insumos no mercado.

Saiba mais

A Tabela de Custos é uma ferramenta utilizada para a elaboração dos orçamentos de todos os órgãos estaduais da administração direta e indireta e se tornou referência no Brasil, por dispor dos custos para os serviços de engenharia nas áreas da construção civil, saneamento, rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, além da montagem de gasodutos. O documento também é utilizado por órgãos públicos de outras esferas e ainda serve de base para os tribunais de contas.

Desenvolvida pela Seinfra em 2001, a Tabela de Custos surgiu com o objetivo de padronizar e agilizar a elaboração de orçamentos de obras e serviços de engenharia, uniformizando, criteriosamente, os seus preços máximos. É premiada pelo Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (Ibec) e pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea/CE). Atualmente, a tabela conta com 4.451 itens de serviços e mais de 11.847 insumos.

O documento atualizado está disponível gratuitamente para download no site da Seinfra.