Unidade de Terapia Intensiva do HSJ completa oito meses sem infecção do trato urinário

4 de abril de 2023 - 11:28 # # # #

Bárbara Danthéias - Ascom HSJ

Equipe multidisciplinar da UTI do São José recebe menção honrosa de reconhecimento

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São José (HSJ), vinculado à Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), completou, no último mês de março, oito meses sem infecção do trato urinário (ITU) associada à sonda vesical de demora (SVD). Esse procedimento consiste na introdução de uma sonda na uretra até a bexiga e tem a função de expelir a urina quando a pessoa não consegue eliminá-la de forma espontânea.

O êxito foi destacado pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HSJ, que conferiu menção honrosa de reconhecimento à equipe multidisciplinar da UTI pelo desempenho no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde (Iras).

Segundo a infectologista e coordenadora da CCIH, Evelyne Girão, a ITU é responsável por cerca de 33% a 45% das Iras em pacientes adultos hospitalizados e está associada, na maioria dos casos, ao uso de sonda vesical de demora.

“Trata-se de uma infecção prevenível por meio da implantação de uma série de medidas, resumidas em um pacote chamado Bundle de Prevenção de ITU. Dentre essas medidas, destacam-se: inserção do cateter com técnica asséptica; higienização do meato uretral (abertura da uretra) antes da inserção; manutenção do sistema fechado; lavagem das mãos antes e após o procedimento e manutenção da bolsa coletora abaixo da bexiga”, detalhou Girão.

A equipe multidisciplinar da UTI do Hospital São José, em parceria com a Direção e a CCIH, vem desenvolvendo uma série de ações para implantação desse pacote. “Isso tem impactado na redução significativa das taxas de infecção da UTI, a qual se encontra há oito meses sem nenhuma ITU associada a SVD notificada”, ressaltou a coordenadora do Comissão.

Abril pela Segurança do Paciente

No dia 1º de abril é celebrado o Dia Nacional da Segurança do Paciente. A data faz alusão ao lançamento do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), implantado em 1º de abril de 2013. Em 2023, quando o PNSP completa dez anos, o Ministério da Saúde lança a campanha Abril pela Segurança do Paciente, dedicada às ações nacionais na área.

A iniciativa objetiva estimular o compartilhamento de experiências exitosas relacionadas à segurança do paciente entre trabalhadores e serviços de Saúde e instituições de ensino como universidades e escolas. Saiba como participar acessando o portal do Ministério da Saúde.