Complexo Social de Barbalha atendeu 8.370 pessoas no primeiro ano de atividades

5 de abril de 2023 - 16:40 # # # #

Ascom SPS

Um espaço de acolhimento integral para as famílias de Barbalha, que buscam além de lazer, qualificação profissional. É assim, o Complexo Social Mais Infância Romara Macêdo, na região do Cariri, que celebra seu primeiro aniversário de implantação nesta segunda (10), às 18h. Nesse primeiro ano de atividades, o Complexo atendeu 8.370 pessoas, dentre crianças, jovens e adultos, em uma série de atividades lúdicas, esportivas, culturais e de lazer, além de cursos de artes, dança, música, e de qualificação profissional.

Desse total, 1.200 pessoas concluíram cursos profissionalizantes e foram certificadas em diversas áreas, a exemplo de culinária e gastronomia, informática e robótica. Atividades de arte, esporte e cultura envolveram 6.650 pessoas, dentre crianças e adolescentes, além de adultos e idosos, em aulas de balé, canto coral, violão, teclado e escaleta, flauta doce, capoeira, capoterapia, dança e ritmo, teatro, futebol de campo, futsal, vôlei, funcional/ginástica, jiu-jitsu e defesa pessoal.

Onélia Santana, titular da Secretaria da Proteção Social (SPS), órgão que coordena os Complexos Mais Infância, destaca que cuidar da infância tem sido um compromisso diário. “Nós queremos garantir não só um futuro, mas um presente onde as crianças cearenses sejam cuidadas em todos os aspectos e possam ter seus direitos respeitados. Nos complexos, garantimos não só para as crianças, mas para toda a família, o lazer, a qualificação profissional e rodas de conversas onde podem compartilhar seus problemas, serem ouvidos, e se for preciso, encaminhados para outros serviços de atendimento. Os complexos são para as comunidades uma espécie de segunda casa, um porto seguro, um lugar de acolhimento”, complementa a secretária.

Primeiro aniversário

O primeiro aniversário do Complexo de Barbalha será celebrado com muitas atrações protagonizadas pelos próprios beneficiários. Dentre as apresentações estão o musical “Um Sonho de Liberdade”, a dança regional “Mulher Rendeira Peneira o Xerém” e a dança do coco. Também acontecerá uma entrega simbólica de certificados dos cursos de gastronomia, inclusão digital e outros, além da apresentação do coral intergeracional.

“Este espaço tem feito a diferença na vida de muitas famílias. Desenvolvemos aqui ações complementares aos serviços da política de assistência social, a exemplo dos grupos de participação e desenvolvimento humano, que têm o objetivo de oportunizar a formação cidadã e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários”, destaca a coordenadora do espaço, Betilde Sampaio, que ainda lembra que em Barbalha.

Serviço

1º aniversário do Complexo Mais Infância de Barbalha
Data: 10 de abril (segunda-feira)
Horário: 18h
Local: Complexo Romara Macêdo (Avenida Antônio Correia Saraiva, s/n, Vila Santo Antônio – Barbalha)