Jovens e familiares visitam Biblioteca Estadual do Ceará

5 de abril de 2023 - 15:59 # # #

Marconi Alves - Ascom Seas

De mãos dadas com a avó, o adolescente em cumprimento de medidas socioeducativas no Centro Socioeducativo Patativa do Assaré, se encanta com a visita guiada à Biblioteca Estadual do Ceará (Bece), nesta terça-feira (4). Em cada andar do equipamento, muitas surpresas reservadas: livros, jornais, a arte de Espedito Seleiro e Narcélio Grud, o contato com exemplares de séculos passados e um olhar especial para as obras literárias do cearense José de Alencar.

“Essa visita já está transformando a minha vida e, com certeza, a dos meus colegas socioeducandos. Quero vencer na vida, ser gente e mostrar a todos que somos capazes”, disse confiante o adolescente. A sua avó, emocionada, o abraçou forte e reforçou: “Se depender da nossa ajuda, você vai conseguir”. A mãe de um dos jovens também acompanhou esse momento cultural.

Ao longo das duas horas de visita, os jovens recebem vastas informações dos guias sobre a história da Bece e seus 56 anos de existência, A biblioteca é mantida pelo Governo do estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Ao término desse encontro com a arte e cultura, os adolescentes já se candidataram a novas visitas guiadas a outros equipamentos como o Theatro José de Alencar, Escola e Artes e Ofícios, Cine Theatro São Luiz, dentre outros.

Na biblioteca pode-se ler, estudar, brincar, navegar na internet e desenvolver novas habilidades de leitura e escrita em processos formativos. Com novas instalações e ambientes aconchegantes, a Bece é espaço de aproximação, de descobertas com os livros e literatura, propiciando a imersão da arte e da cultura. A coordenadora técnica Adriana Chaves representou o Centro Socioeducativo Patativa do Assaré ao lado de
outros socioeducadores. “Um dia de aprendizado para todos”, destacou Adriana.

O Trilharte

O Trilharte é um projeto que integra o Programa de Oportunidades e Cidadania (POC), instituído pela Portaria n°121/2021- Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) propõe estratégias para atendimento, acompanhamento e encaminhamento de adolescentes e jovens em pós-cumprimento de medidas socioeducativas de meio fechado e de adolescentes e jovens em cumprimento de medida.

O Instituto Dragão do Mar é responsável pelo Projeto Trilharte que propõe aproximar adolescentes e jovens de ambientes de diversidade, relevância histórica e representatividade da cultura, fortalecendo seu papel para a promoção dos direitos culturais, da cidadania e do desenvolvimento sociocultural. Compreender que o fomento da cultura também pode se dar de forma transversal é um dos pontos que faz o IDM ser o parceiro ideal para projetos como o Trilharte.

Durante a execução do projeto são realizadas mais de 40 visitas guiadas em equipamentos culturais da Secult Ceará e no Centro de Formação Olímpica (CFO), além de produções e intervenções artísticas, formações e oficinas, perfazendo mais de 60 ações pontuais para cada jovem beneficiado.