ZPE Ceará conclui modernização de cancelas dos gates e reduz tempo para as movimentações de vistoria

5 de abril de 2023 - 16:12 # # #

Áquila Leite - Ascom ZPE

Dando sequência aos projetos para o aprimoramento de seus procedimentos operacionais e melhoria de processos internos, a ZPE Ceará concluiu, no primeiro trimestre deste ano, a modernização das cancelas de dois de seus gates principais. Com o aprimoramento, os procedimentos de entrada e saída de cargas da Área de Despacho Aduaneiro (ADA) serão otimizados, reduzindo assim o tempo necessário para as movimentações de vistoria das mercadorias.

A modernização foi realizada no gate ADA e, também, no chamado gate RTM (Relação de Transferência de Mercadoria), responsável pelo fluxo entre a ADA e a área industrial, onde ficam as empresas instaladas no Setor 1 da ZPE Ceará: ArcelorMittal Pecém (antiga CSP), White Martins e Phoenix do Pecém. Nessa primeira fase, que atende às práticas de Segurança do Trabalho e às regulamentações de alfandegamento da Receita Federal do Brasil, foram adicionadas cancelas com sinalização viária por indicação luminosa de fluxo, como os LEDs na cor vermelha para “pare” e na cor verde para “siga”, como já ocorre no Setor 2, que já nasceu moderno e atendendo aos requisitos da RFB.

“Vale ressaltar que essas cancelas são completamente integradas ao nosso Sistema Integrado de Controle Aduaneiro (SICA) e complementa um procedimento operacional de vistoria de carga. Além disso, esses equipamentos são conectados ao sistema de câmeras OCRs (Optical Character Recognition), complementando também todo esse processo de procedimento integrado dentro do sistema para a atuação da operação, conforme as normativas para recinto alfandegado”, destaca Karina Bzyl, gerente de operações da ZPE Ceará.

De acordo com Daniel Cruz, supervisor de operações da ZPE Ceará, a implementação da nova tecnologia não só diminui o tempo necessário para as movimentações de vistoria de cargas, mas também aprimora, ainda mais, os procedimentos de segurança. “Essa modernização aumenta a assertividade das informações necessárias para realizar os devidos registros dentro do SICA, atendendo plenamente as regulamentações exigidas pela Receita Federal. Isso traz mais celeridade e seguridade para todos os nossos clientes”, comenta.

Modernização no Videomonitoramento

Além de aprimorar as cancelas dos gates, a ZPE Ceará também concluiu, recentemente, a completa modernização no seu sistema de videomonitoramento, que agora é composto exclusivamente por câmeras com resolução 4K, garantindo ainda mais segurança para todo o controle aduaneiro.

“Todos esses projetos que estão sendo implementados no setor operacional surgiram não só por conta das demandas normais de atualizações tecnológicas, mas também tendo em vista as necessidades de adequação às novas práticas dentro do cenário do Comércio Exterior. Nosso intuito é seguir como referência para as ZPEs no Brasil e sempre ficar de olho no que podemos melhorar para prestar um serviço de qualidade, moderno e seguro”, conclui Karina Bzyl.

A ZPE Ceará faz parte do Complexo do Pecém (CIPP S.A.), uma joint venture formada pelo Governo do Estado do Ceará e pelo Porto de Roterdã, o maior porto da Europa. Além de uma free trade zone, o Complexo também é formado por uma área industrial, que possui algumas das principais unidades fabris do Nordeste, e pelo Porto do Pecém, um terminal offshore de classe mundial.