Operação Semana Santa 2023: ações do CBMCE impactam em 7.437 atuações

10 de abril de 2023 - 17:27 # # # # #

Ascom CBMCE

Como parte do planejamento operacional coordenado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizou, de sexta-feira (7) a domingo (9), a Operação Semana Santa 2023 em todo o Estado. Todas as Áreas Integradas de Segurança (AISs) foram contempladas com ações preventivas, além do monitoramento e salvamento de banhistas no litoral. Ao todo, foram realizadas 7.437 ações do CBMCE durante a operação no Ceará, sendo contabilizadas, no período, 7.410 prevenções aquáticas. Nenhuma pessoa foi vítima de afogamento fatal nas áreas cobertas por guarda-vidas do CBMCE.

O CBMCE realizou ações de prevenção e monitoramento em praias, lagoas e açudes, além de atender ocorrências relacionadas ao resgate e ao salvamento de pessoas. O Corpo de Bombeiros contou com o efetivo diário de 534 bombeiros militares, com apoio de viaturas, motos-aquáticas, botes e quadriciclos. Do total, 255 se dedicaram às ocorrências de salvamento aquático.

Nas áreas vistoriadas pelas equipes do CBMCE houve o resgate com vida de 12 vítimas de afogamentos, não sendo registrado nenhum afogamento fatal nesses trechos. Além disso, foram realizados três atendimentos pré-hospitalares (APH), quatro vistorias técnicas e três operações com mergulho.

Cuidados com as crianças

O CBMCE dispôs de pulseirinhas que podiam ser requeridas nos postos de guarda-vidas para identificação dos pequenos. Ao receberem as pulseirinhas, os pais ou os responsáveis colocavam seus dados e contatos para serem utilizados caso a criança se perdesse na praia. Felizmente, não houve registro de nenhuma criança perdida, no período.