Sobrado Dr. José Lourenço realiza visitas mediadas nas escolas do Estado do Ceará

10 de abril de 2023 - 17:17 # # #

Gabriela Fariaas - Ascom Instituto Mirante de Cultura e Arte - Texto

  As visitas mediadas fazem parte das ações do projeto itinerante Percursos

O Sobrado Dr. José Lourenço – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante – promove, durante o mês de abril, visitas mediadas nas escolas da rede pública estadual.

As visitas mediadas têm o objetivo de apresentar a história do Sobrado Dr. José Lourenço para os alunos e professores, abrangendo a sua edificação e a relação do espaço com a cidade de Fortaleza, e, em especial, com o Centro da capital. Além de tratar sobre a transformação do Sobrado em equipamento cultural que busca fomentar o patrimônio, artes e os/as artistas cearenses.

A ação faz parte do projeto Percursos, idealizado pelo Sobrado Dr. José Lourenço, que tem o objetivo de promover a formação, difusão e o fomento das expressões artísticas e culturais, através da parceria com instituições públicas e privadas que desenvolvem ações no campo das artes, do patrimônio cultural e da memória.

Serão realizadas 25 visitas mediadas nas escolas estaduais, em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc) através da Célula de Coordenadoria de Protagonismo Estudantil – COPES, durante esse ano. A parceria proporcionará um momento de reflexão e debate sobre o espaço cultural, seus usos e sua importância para a história cearense, bem como, sua relevância para a cultura justificando o motivo de seu tombamento e preservação.

Para a diretora do Sobrado Dr. José Lourenço, Germana Vitoriano, as visitas mediadas oportunizam uma aproximação do Sobrado Dr. José Lourenço com a comunidade escolar. “Será um momento de aprendizado onde alunos /as e professores poderão conhecer mais sobre os equipamentos culturais da cidade. Queremos instigar a curiosidade desse público e tecer um diálogo sobre memória no ambiente escolar”, enfatiza Germana.

Neste mês, as visitas mediadas acontecerão na EEFM José Bezerra de Menezes, EEFM Santa Luzia e EEMTI Professora Maria Antonieta Nunes. O Sobrado Dr. José Lourenço divulgará, mensalmente, nas suas redes sociais as próximas escolas que receberão visita mediada.

Serviço

Visitação Mediada – Sobrado Dr. José Lourenço
Faixa etária: Livre
Gratuito
Mais informações
E-mail: ascom.sobrado@institutomirante.org