Bece divulga a programação cultural entre 12 e 16 de abril

11 de abril de 2023 - 16:31 # # #

Ivy Ariane - Ascom Bece

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar – IDM, divulga uma ampla programação gratuita, que conta com a participação de: Márcio Catunda, Pedro Tino, Tércia Montenegro, Nádia Camurça, Tainara Eugênio; dos grupos Trupe Caba de Chegar e Conta Tia Tati, e muito mais!

Iniciando a programação da semana, no dia 12/4 (quarta-feira) a Bece recebe o escritor, diplomata e compositor, Márcio Catunda para uma roda de conversa “Peregrinações de um Escritor”. Com vasta produção literária, Márcio registra mais de 50 títulos publicados entre poesia, ensaio e romance, e propõe uma roda de conversa a respeito de sua trajetória como escritor em seus mais de 27 anos morando no exterior, com ênfase nas experiências vividas no continente europeu. O escritor falará sobre os desafios, processo de criação literária e sobre suas descobertas nas artes visuais. Com início às 18h, a atividade acontece no Alpendre da Biblioteca Pública.

Tudo passa, até a ansiedade

Livro de estreia do escritor Pedro Tino, “Chuvas, tempestades, calmarias”, será lançado no dia 13/4 (quinta-feira), a partir das 18h, na Bece. Publicado pela editora Casa de Memória, o livro é narrado sob a perspectiva de uma crise de ansiedade. Com poemas, Pedro, convida o leitor a uma jornada sobre a vida, navegando entre chuvas, tempestades e calmarias, no eterno ciclo entre se perder e se reencontrar. O jovem autor brinca com as palavras, com os espaços em branco, com as ilustrações, e ainda consegue falar sobre assuntos complexos da juventude de forma extremamente sincera, visceral e, acima de tudo, poética.

Infantil

A Bece realiza neste sábado e domingo (15 e 16/04) às 10h e às 15h, o espetáculo “A Fábula do Monturo Velho” com a Trupe Caba de Chegar e contações “A Dona Baratinha, Festa no Céu e o Sapo” com o Grupo Conta Tia Tati. A programação é gratuita e acontece de forma presencial no Alpendre do andar -1 da Bece, com entrada por ordem de chegada.

Dia 15/04, às 10h, e dia 16/04, às 15h
Espetáculo “A Fábula do Monturo Velho” com a Trupe Caba de Chegar

A história se passa num terreno abandonado, onde vários animais obedecem às ordens ditadas pelo intransigente rei Corujão, que os impedem de fazer escolhas sobre seus modos de vida. Os conflitos vividos pelos personagens levam a uma reflexão sobre a convivência e aceitação das diferenças na sociedade.

Dia 15/04, às 15h, e dia 16/04, às 10h
Contações “A Dona Baratinha, Festa no Céu e o Sapo ” com Grupo Conta Tia Tati

O projeto Conta Tia Tati desenvolve narrações divertidas e lúdicas que unem brincadeiras e teatro, contando com a participação do público interagindo e reagindo às histórias. Desde 2012, os atores e contadores Tatiana Conde e Fellipe Revuelta encenam e recontam histórias clássicas, fábulas e adaptações de livros de autores locais e nacionais.

Temporada de Arte Cearense

Entre os dias 12 e 16 de abril, a Bece recebe uma diversificada programação da Temporada de Artes Cearense, uma ação da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece) da Secult Ceará em parceria com o IDM. Confira a programação:

12 de Abril (Quarta-Feira)

14h às 18h | Oficina “Ocup(ação) Dramática: Monólogos Coletivos”, com Escola Itinerante de Dramaturgia
Local: Espaço Multiuso da Biblioteca Pública Estadual do Ceará / Carga horária: 4h
Número de vagas: 15 / Faixa etária: Acima de 14 anos / Ficha de Inscrição

A Escola Itinerante de Dramaturgia traz para a leitura colaborativa a peça “Coração de Bananeira” de Pipe Nascimento, Marcos Alexandre e Soraya Martins. A peça, repleta de escrevivências, conta a história de Gonsalina Ferreira do Nascimento, uma mulher preta, mãe e avó, que tece recordações e reconstrói lembranças de sua vida marcada pelo Mal de Alzheimer. A história real de uma família não tradicional, que mistura fé e resistência, em uma dramaturgia do corpo, das memórias e dos afetos.

14 de Abril (Sexta-Feira)

14h | Roda de Conversa “Quando fui Oráculo: Mar de Mulheres” com Priscila Machado e Carla Correia convidando Nádia Camurça.
Local: Espaço Multiuso da Biblioteca Pública Estadual do Ceará
Classificação Indicativa: Livre

A instalação-poética propõe uma experiência imersiva na obra das jovens poetas independentes cearenses Carla Correia e Priscila Machado, assim como a promoção do livro de poesia Quando fui Oráculo, primeira publicação das autoras, com ilustrações da artista visual Luana Beatriz. A instalação conta com recursos visuais, sonoros e performances das autoras, além de debate sobre a escrita literária independente feminina com escritoras convidadas. Neste segundo encontro, o projeto contará com a participação da escritora Nádia Camurça.

16h às 18h | Cirandas de saberes artísticos e culturais da lusofonia com participação de Tainara Eugênio
Local: Espaço Multiuso da Biblioteca Pública Estadual do Ceará
Classificação Indicativa: Acima de 14 anos

A iniciativa tem como objetivo promover a diversidade artística e cultural por meio da participação de grupos e artistas afro-cearense, periféricos e luso-africanos, possibilitando intercâmbio cultural entre Brasil e países da África lusófona, proporcionando visibilidade a esses artistas, valorizando suas produções a partir de suas realidades, contextos, sentimentos e questões importantes para esses corpos.

15 de Abril (Sábado)

16h | Caminhos & Letras: As letras ancestrais do Ceará, com mediação de Tércia Montenegro
Entrada: Gratuita / 20 vagas / Necessita de inscrição, ficha de inscrição
Local: Ponto de encontro será na Academia Cearense de Letras
Classificação Indicativa: Livre

Rotas de turismo cultural, associado a Literatura, Arquitetura, História e Gastronomia, com relações transversais ao Turismo e ao patrimônio material e imaterial dos espaços visitados. Neste primeiro encontro, com mediação da escritora Tércia Montenegro, o ponto de encontro será na Academia Cearense de Letras. A visita passará pelos(as) principais escritores(as) cearenses, como Adolfo Caminha, Domingos Olímpio, Rachel de Queiroz e Moreira Campos, dentre outras(os); o Plebeu Gabinete de Leitura também fará parte do passeio. Em seguida o grupo segue para a Praça do Ferreira, onde se originou o movimento da Padaria Espiritual. Concluindo o trajeto, uma visita à Pastelaria Leão do Sul, com degustação de pastel e caldo de cana, discutindo memória e história de espaços do Centro da Cidade e como eles se relacionam com a Literatura.

O que você está lendo agora?

No sábado (15/4), às 9h30, acontece mais um encontro do Clube de Leitura Meu Tempo é Hoje. Seu público é de pessoas com mais de 50 anos, com muito amor pela leitura e partilha de histórias. Há sempre dois temas norteadores, “O que você está lendo agora?” e “Qual um livro marcante pra você?”, cada participante, se possível, deve trazer o livro e ler um trecho com o grupo, garantindo um encontro dinâmico e acessível para quem chega.