Ceará tem 64 açudes sangrando, marca recorde dos últimos 12 anos

11 de abril de 2023 - 17:11 # # #

Marins Filgueiras - Ascom SRH

A resenha de monitoramento dos açudes do Ceará desta terça-feira (11) registra que 64 açudes atingiram sua capacidade máxima. Esse é o maior número dos últimos 12 anos. O número pode ficar ainda mais expressivo nos próximos dias já que 9 reservatórios estão acima de 90% de sua capacidade. Os açudes Catucinzenta, Curral Velho, Desterro, Faé, Fogareiro, Gavião, Jatobá II, São José III, Taquara e Tatajuba, devem sangrar até o fim da quadra.

De acordo com o material divulgado diariamente, a reserva dos açudes passou de 5,8 bilhões m³, no dia 1º de fevereiro, para 8,74 bilhões m³ na data de hoje. A reserva hídrica atual corresponde a 47,68% da capacidade total dos 157 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Regiões Hidrográficas

Três regiões do Ceará estão acima de 95% das suas capacidades de armazenamento (Coreaú, Litoral, Baixo Jaguaribe). A região do Acaraú já ultrapassou 90% de armazenamento.

A região hidrográfica do Banabuiú atingiu o percentual de 36%, superando o ano de 2013. No início da quadra chuvosa, a região registra pouco mais de 8% de recarga hídrica. Hoje existem 06 açudes sangrando na região.