Comunidade de Batateiras, no Crato, recebe brinquedopraça com academia ao ar livre

11 de abril de 2023 - 17:23 # # # #

Ascom SPS - Texto e foto

A comunidade do Bairro Batateiras, na Chapada do Araripe, no município do Crato, foi contemplada, nessa segunda-feira (10), com uma brinquedopraça com academia ao ar livre. Com uma área total de 350 m², a brinquedopraça foi entregue à população após uma visita dos secretários executivos da Proteção Social, Paulo Guedes, e da Infância, Família e Combate à Fome, Caio Cavalcante, e pela secretária municipal de Desenvolvimento Social, Ticiana Cândido.

Moradores do bairro, Luciana Pereira, o esposo Luís Carlos e a filha, Maria Alice, de 7 anos, chegaram cedo para conferir, de perto, os novos equipamentos. “Esse espaço vai ser muito importante para a nossa comunidade. Esse é um bairro pequeno, sem espaços de lazer para as crianças e as famílias. Minha filha, por ser especial, gosta muito e precisa brincar. Vai ser muito bom para elas e para as demais”, exclamou.

O secretário Paulo Guedes destacou o significado da brinquedropraça como instrumentos de fortalecimento da política educacional e de desenvolvimento infantil e integração familiar e comunitárias. “Estes são equipamentos de promoção da infância, de inclusão social, de socialização e integração das famílias. É muito bom ver nossas crianças brincando, juntos de suas famílias, livres na praça, em um espaço reformulado e reformado, com equipamentos novos. É mais um compromisso do Governo do Estado, por meio do Mais Infância Ceará”, destacou.

Os garotos Ralisson Teles Santos de Morais, 8 anos, e João Ailton Barbosa, 14 anos, foram os primeiros a chegar. Organizaram a turminha e “invadiram” a brinquedopraça, cheios de energia e alegria. “Aqui é muito bom pra gente brincar de pega-pega, pega-ajuda, balanço. Vou vir todo dia, ou quase todo dia, se a mãe deixar, né?”, declarou Halisson, faceiro, enquanto saltava entre um brinquedo e outro. “O balanço e a gangorra são os que eu mais gosto”, complementou João Ailton, sem tempo a perder.

Ticiana Cândido ressaltou os benefícios que os novos equipamentos proporcionarão à criançada e suas famílias. “Batateiras é um bairro com muitas crianças e idosos, muito vulneráveis socialmente, e que agora serão muitos beneficiados com esses dois equipamentos. É com grande alegria que recebemos essa brinquedopraça e a academia. Já iniciamos um trabalho com as famílias para que usufruam e preservem os dois equipamentos, para que se mantenham lindos como recebemos hoje”, agradeceu.

A brinquedopraça com academia ao ar livre, do bairro Batateiras, é a 205ª entregue pela SPS no Estado, por meio do programa Mais Infância Ceará. Os equipamentos beneficiarão 13.700 pessoas, diretamente, em área de 350 m². Os investimentos estaduais somaram R$ 225.324,35, em intervenções estruturais e instalação de aparelhos esportivos e brinquedos.

Também residente na comunidade, João Maria Justino, mostrou-se satisfeito com a nova conquista. “A gente aqui precisa de tanta coisa. Essa academia é ótima. Vai ser muito bom para a nossa saúde. Costumo fazer 30 minutos de exercícios, todos os dias. Agora, vou aumentar. Vai dar uma suadeira danada!”, exclamou, enquanto passeava entre os equipamentos.

A estrutura conta com gradil, piso emborrachado anti-impacto e playground de madeira de eucalipto, com sete brinquedos para a criançada. A academia ao ar livre reúne dez aparelhos para fortalecimento da musculatura, alongamentos e correção postural, como simuladores de bicicleta, de caminhada, de cavalgada e esqui, volante vertical duplo, alongador três alturas, twist lateral duplo e multi exercitador seis funções, além de estação para cadeirante e placas de orientação.

Serviço

Brinquedopraça e Academia ao Ar Livre do Crato
Endereço: Praça Gisélia Pinheiro (Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, S/N, Bairro Batateiras)