Governador Elmano de Freitas vai à China a fim de ampliar investimento estrangeiro no Ceará

11 de abril de 2023 - 10:31 # # # #

Camila Freitas - Comunicação Institucional - Texto
José Wagner - Fotos

Esta é a primeira viagem internacional de Elmano de Freitas à frente do Estado. Vice-governadora Jade Romero assume o Governo nesta semana

O governador Elmano de Freitas embarca nesta terça-feira (11) na comitiva do presidente Luiz Inácio Lula Da Silva rumo à China. No país mais populoso do mundo, o gestor buscará firmar parcerias com investidores a fim de trazer mais oportunidades de emprego e renda para os cearenses.

“Queremos apresentar aos investidores chineses o potencial do Ceará na produção do hidrogênio verde e das demais fontes de energia limpa, além da nossa capacidade de expansão para o mundo por meio do Porto do Pecém, com nossa Zona de Processamento e Exportação”, explica Elmano.

Principal parceiro comercial do Brasil desde 2009, a China fechou 2022 com mais de US$ 89,7 bilhões em exportação de produtos nacionais.

O governador destaca a participação na comitiva: “No Ceará, por termos negociações bastante avançadas em diversos memorandos com a China, nos foi garantida a participação na viagem, para que possamos ampliar as possibilidades e conversar com novos investidores”. A produção de Hidrogênio Verde no estado já conta com mais de 24 memorandos de entendimento assinados com empresas nacionais e internacionais.

Uma empresa produtora de placas fotovoltaicas já está em negociação com o Governo do Estado para instalação em solo cearense: “Os chineses já têm a garantia de aumentar o investimento na área de energia solar, mas também queremos trazer a produção de placas fotovoltaicas para cá. Será de fundamental importância para termos mais empregos e melhorar a renda do povo cearense, além de consolidar o estado como referência para o país e para o mundo na produção de energia limpa. São 2.200 hectares de uma produção que vai funcionar em Jaguaretama, no Vale do Jaguaribe. O que estamos discutindo é a ampliação desse investimento. O Vale é, certamente, uma das regiões com maior potencial de produção de energia solar e de instalação de empresas como essa”, declara o governador.

Além de estreitar a parceria na geração de energia, Elmano também pretende dialogar sobre a produção de tecnologia com os chineses: “Vamos acompanhar a agenda do presidente Lula e também pretendemos visitar algumas empresas, porque há uma ideia de estabelecer um centro tecnológico no Ceará em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)”, ressalta.

A viagem marca a retomada das relações diplomáticas, institucionais e de fortalecimento do comércio sino-brasileiro.

O governador deve permanecer no país asiático até o fim de semana. Neste período, a vice-governadora Jade Romero assume como governadora em exercício.