Governo do Ceará lança edição 2023 do projeto que auxilia preparação dos alunos da rede estadual para o Enem

11 de abril de 2023 - 17:34 # # # #

Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Hiane Braun e José Wagner - Fotos

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), lançou, nesta terça-feira (11), as ações do projeto Enem Chego Junto, Chego Bem para o ano de 2023. O projeto tem expectativa de beneficiar os milhares de estudantes do 3º ano do Ensino Médio das escolas públicas estaduais.

O evento realizado no Complexo Estação das Artes, em Fortaleza, contou com as presença da secretária das Mulheres e governadora em exercício Jade Romero, que ressaltou a importância de ações desse tipo, promovidas pelo Poder Público, na vida dos jovens.

“A escola é espaço de exercício do amor, de paz, de cultivar sonhos. Por isso é tão importante momento como este, para podermos dizer que quem está aqui pode sim sonhar e que estaremos aqui para contribuir para que esses sonhos sejam alcançados”, ressaltou a governadora em exercício. “Este programa é muito importante, principalmente porque tem várias etapas durante o ano, no sentido de fazer o acompanhamento desses jovens e também dos nossos jovens adultos”, completou.

Chego Junto, Chego Bem

O Enem Chego Junto, Chego Bem é desenvolvido, desde 2012, com a finalidade de mobilizar e preparar os estudantes da 3ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Uma das alunas impactadas por esse projeto é Vitória Maria, de 18 anos, graduanda em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Diagnosticada no espectro autista e filha de entregador de água e uma diarista, estar em uma universidade pública federal parecia um sonho distante para Vitória. No entanto, a universitária viu em projetos como esse uma porta aberta para a realização do seu sonho.

“Acredito muito na educação como fator transformador, principalmente para alunos como eu, que fiz todo o meu ensino fundamental e médio em escolas públicas. Esses alunos reconhecem na educação uma oportunidade de melhorar seu cotidiano e de sua família. Então, projetos que nos guiem acabam sendo muito importantes porque nos tornam agentes transformadores”, ressaltou Vitória. A jovem é ex-estudante da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Walter Sá Cavalcante.

O projeto ocorre de forma complementar ao trabalho diário desenvolvido pelos professores e gestores nas escolas. A secretária de Educação do Ceará, Eliana Estrela, também esteve presente no lançamento e destacou o papel da escola no futuro dos jovens ali presentes.

“Escola é lugar de sonhos, é um lugar onde reunimos vidas e talentos. Escola é lugar de cultura de paz, de fazer amizades, de vivenciar coisas boas. Então, vamos, cada vez mais, chegar na nossas escolas enchendo com essa energia boa da juventude. Aqui, por meio desse programa, a gente incentiva, motiva, para que nenhum fique para trás, para que nenhum pense em desistir”, pontuou a secretária. “Hoje damos essa partida acreditando, cada vez mais, no potencial de cada um. E dizendo que estamos aqui para cada um de vocês, para que tenham uma vida cada vez mais digna”, completou a titular da Seduc.

Ações

O Enem Chego Junto, Chego Bem é realizado em sete etapas ao longo do ano: documentação, isenção da taxa, inscrição, motivação, preparação, #Enemvou2dias e ingresso nas instituições de Ensino Superior.

A primeira etapa consiste na articulação das escolas junto aos estudantes, no sentido de providenciar os documentos necessários para a isenção da taxa e a inscrição (CPF e RG) no certame. A segunda diz respeito à mobilização da rede estadual com o objetivo de garantir que 100% dos estudantes solicitem e obtenham a isenção da taxa de inscrição. A terceira etapa busca dar apoio no processo de inscrição a todos os alunos aptos a fazer o Exame.

A etapa de motivação promove acompanhamento ao estudante durante o processo de escolha acerca da continuidade dos estudos após a conclusão do Ensino Médio, orientando no que for necessário. Durante a etapa da preparação, o projeto busca construir uma agenda qualificada para que o estudante receba subsídios para potencializar seus estudos, agregando conhecimento e fortalecendo a autoconfiança para um bom desempenho nas provas do Enem.

Na etapa #Enemvou2dias, os alunos são incentivados a participar dos dois dias de prova, com transporte garantido, além de pontos de apoio para a distribuição de canetas, água e lanches. Após a publicação dos resultados do Enem, são lançados os editais referentes aos processos do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). Neste momento, os estudantes recebem o apoio necessário para inscreverem-se nos editais, configurando assim a última etapa do Enem Chego Junto, Chego Bem.

Etapa mais importante da vida

Os estudantes do ensino médio Grazielle Pontes e Manad Fiúza, estudantes do curso técnico em Eventos da Escola Estadual de Educação Profissional Mario Alencar, estão nessa fase de decisões na vida. Para eles, é importante ter foco total nesse momento.

“Este ano, acreditamos que nada pode ser mais importante do que a dedicação aos estudos, aproveitar cada aula, seja pela TV, internet ou qualquer outro meio. Tudo pode fazer a diferença”, destacou a Grazielle. Já para Manad, é muito satisfatório ver momentos como este acontecendo, pois dão a certeza que as autoridades se importam com a educação e com o futuro de quem está ali.

Durante o evento, foi realizado um aulão motivacional, conduzido pelo professor Dyego Feitosa, e um aulão de Ciências Humanas, ministrado pelo professor André Rosa.

Dirigindo-se aos professores, coordenadores, e a todos que fazem educação no estado, a governadora em exercício fez questão de destacar: “Como é bom chegar em vários outros lugares e ouvir pessoas perguntarem ‘qual o segredo da educação do Ceará?’. O nosso segredo é acreditarmos na educação, nosso segredo são todas essas pessoas responsáveis pela educação no Ceará”.

Entre outras autoridades, também estiveram presentes no evento a secretária da Juventude, Adelita Monteiro; o gerente-geral da Fundação Demócrito Rocha (FDR), Marcos Tardin; e o secretário executivo da Equidade, Direitos Humanos, Educação Complementar e Protagonismo Estudantil da Seduc (Sexec-EDH), Helder Nogueira.