Atividades físicas contribuem para a reabilitação de pacientes internados na CCC

12 de abril de 2023 - 17:25 # # #

Márcia Catunda - Ascom CCC - Texto e foto

Equipes assistenciais da unidade atuam na promoção da qualidade de vida por meio dos exercícios

Atividades físicas ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e crônicas não transmissíveis como diabetes e obesidade. Na Casa de Cuidados do Ceará (CCC), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), a prática traz benefícios para pacientes em processo de reabilitação.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), atividade física é qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requer gasto de energia.

“A CCC possui uma sala de reabilitação para exercícios de fortalecimento, de equilíbrio e de alongamento, com acompanhamento da equipe da Fisioterapia”, afirma a coordenadora da área, Aryadne Marques.

Os movimentos promovem a melhoria da coordenação motora, o controle de comorbidades, a correção postural, a autonomia e a resistência cardiorrespiratória, por exemplo.

Pacientes da unidade com 60 anos ou mais, perfil majoritário do equipamento estadual, realizam atividades físicas pelo menos três vezes por semana, a fim de aumentar a capacidade funcional e prevenir quedas. O hábito também é estimulado em pessoas internadas acometidas por acidente vascular cerebral (AVC), vítimas de trauma ou com doenças neurodegenerativas.

Desospitalização

A CCC recebe pacientes com alta hospitalar, mas que, por algum motivo, precisam de assistência antes de retornar ao lar. O objetivo da estrutura acompanha uma tendência mundial para a desospitalização precoce, contribuindo para evitar a lotação em unidades hospitalares de emergência e, assim, liberar leitos para quem está com diagnósticos mais severos.

A Casa atua de forma interdisciplinar – há profissionais de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional e Assistência Social. O atendimento segue um plano terapêutico individual com foco na qualidade de vida do paciente e na sua reintegração social.