Atualização cadastral no Plantão Cirurgias otimiza fila de procedimentos eletivos; veja como incluir ou alterar dados

12 de abril de 2023 - 16:30 # # #

Evelyn Barreto - Ascom Sesa - Texto
Hiane Braun/Saulo Cruz - Foto e Arte gráfica

Revisões podem ser feitas por meio do Saúde Digital, do Ceará App ou por contato telefônico

Pacientes que aguardam cirurgias eletivas podem acompanhar, em tempo real, a posição na fila de procedimentos da unidade de saúde. A plataforma Plantão Cirurgias, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), permite o acesso às informações por meio das ferramentas Saúde Digital e Ceará App.

Para a verificação, é preciso realizar um cadastro durante o primeiro acesso na plataforma. Serão solicitados dados como CPF, número de telefone, endereço e e-mail. Caso o paciente já possua login e senha, as informações devem estar atualizadas. Isso permitirá que a pessoa seja localizada e, quando contatada, receba as explicações necessárias para o procedimento.

Equipes também estão disponíveis por WhatsApp, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, para tirar dúvidas e disponibilizar o status da espera de quem busca o serviço (ver abaixo).

De acordo com a titular da pasta, Tânia Mara Coelho, a estratégia possibilita mais transparência, um dos pilares da pasta. “Por meio das plataformas digitais, os cidadãos podem monitorar a posição que ocupam na fila das cirurgias eletivas. Para isso, reiteramos a importância da atualização do cadastro. É por meio dele que faremos o contato com os pacientes e garantiremos, de fato, o acesso à saúde”, destaca a secretária.

Comprovação do pedido

Se, apesar do cadastro, o nome não aparecer na fila, pode significar que o usuário, após análise, não teve indicação para realizar o procedimento ou ainda aguarda no sistema de consultas ambulatoriais para avaliação com especialista. Também pode ocorrer de o município de origem não ter incluído o paciente na lista de espera ambulatorial do Estado, e sim na fila cirúrgica do município. Não existe uma única Central de Regulação.

Em todos os casos, o cidadão deve buscar a comprovação da solicitação na fila ambulatorial do sistema de Regulação estadual junto aos equipamentos de saúde da origem do pedido.

LEIA TAMBÉM: Entenda o papel da Central de Regulação da Saúde do Ceará no acesso à assistência

“Todos participam do fluxo de garantia das cirurgias, mas ambos, Município e Estado, têm atribuições importantes nesse processo. Por ser o ponto mais próximo do usuário, a atenção básica tem o papel de fazer a articulação com as unidades da rede municipal e coletar as informações para, então, solicitar o serviço ao Estado, caso o procedimento não possa ocorrer na localidade”, explica o coordenador de Regulação e Controle do Sistema de Saúde (Corac) da Sesa, Luiz Guilherme Costa.

Atualização constante

O caráter dinâmico da fila deve-se à quantidade de operações realizadas e ao cadastro de novos pedidos diariamente. Por isso, a Sesa também atualiza constantemente os bancos de dados a fim de evitar possível duplicidade de informações.

Mutirão de cirurgias eletivas

O Governo do Ceará, por meio da Sesa, lançou, no dia 10 de abril, o mutirão estadual para realização de cirurgias eletivas. Dentro do programa, estão previstos, em todo o Ceará, cerca de 29.096 mil procedimentos em unidades de saúde parceiras.

Prevista em lei pelo Plano Estadual de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas na rede pública de Saúde, a iniciativa é realizada por meio de credenciamento de entidades com ou sem fins lucrativos.

Clínicas, hospitais-polo, hospitais municipais (em convênio com o governo estadual) e outros equipamentos de saúde se inscreveram por meio de chamamento público. As especialidades contempladas são: Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Cirurgia Geral, Gastroenterologia, Ginecologia, Urologia, Nefrologia, Neurologia e Vascular.

Serviço

Atualização cadastral
Plantão Cirurgias: (85) 3219-6073 / 3219-9366 / 3101-2610
Sala de Situação das Cirurgias Eletivas: (85) 3219-4210/ 3101-5217/ 3101-2666/ 3488-2136