Centro Socioeducativo Dom Bosco recebe a visita de juízes substitutos em formação

12 de abril de 2023 - 17:04 # # #

Marconi Alves - Ascom Seas - Texto
Cecília Marques - Fotos

A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) recebeu, nessa terça-feira (11), no Centro Socioeducativo Dom Bosco, a visita técnica de 22 Juízes Substitutos em Formação para conhecerem o sistema socioeducativo, acompanhados pela juíza coordenadora das Varas da Infância e Juventude de Fortaleza, Mabel Viana Maciel. Durante a visita foram apresentadas aos magistrados a rotina da Unidade e a metodologia de trabalho desenvolvida desde a criação da Seas.

O superintendente adjunto da Seas, Marçal Cunha, recepcionou a comitiva de novos juízes e fez uma apresentação geral do sistema socioeducativo no estado do Ceará, ressaltando o trabalho eficiente dos diretores, socioeducadores, coordenadores de segurança que estão no dia a dia nas unidades socioeducativas e a parceria com o Sistema de Justiça. Já o diretor do Centro Socioeducativo Dom Bosco, Ricardo Oliveira, fez um resumo das atividades trabalhadas com os adolescentes no esporte, cultura, lazer e destacou que todos estão matriculados na rede pública: “A educação em primeiro lugar”.

A Seas também esteve representada na visita pela chefe de gabinete Fabiana Pimenta; a coordenadora especial de diretrizes socioeducativas, Paula Íris, bem como da assessora especial de gestão e comunicação, Larissa Camerino.

Central de Vagas

Para a juíza Mabel Viana, o sistema socioeducativo deu um salto de qualidade e eficiência com a implantação da Central de Vagas: “Com certeza, a Central evita que haja excesso de adolescentes nas unidades. É possível realizar um trabalho melhor em busca de um futuro promissor para esses
adolescentes”, afirmou.

Com relação à visita ao Centro Socioeducativo Dom Bosco, a magistrada disse que é extremamente relevante para que os novos juízes conheçam de perto a execução das medidas socioeducativas (restritiva de liberdade). “Eles conheceram todo o funcionamento da unidade, viram de perto atividades na educação, cultura, arte culinária, tudo o que envolve o cumprimento da medida no Dom Bosco. É importante para que os juízes fiquem sensíveis à compreensão sobre o que é o cumprimento da medida socioeducativa. E o objetivo principal que é de ressocialização dos adolescentes”, pontou.

Adolescentes em ação

Enquanto os juízes recebiam todas as informações sobre o funcionamento de um centro socioeducativo por parte de representantes da Seas, três jovens, que receberam treinamentos por meio de programas e projetos realizados no socioeducativo, foram designados para mostrar um pouco do que aprenderam na arte culinária. Eles foram os responsáveis pela confecção de bolos, tortas e diversos tipos de salgados.

Um dos adolescentes, ao receber elogio do juiz que participou da visita, relatou que logo que cumprir a medida socioeducativa, pretende seguir a profissão de padeiro. “Eu aprendi muito aqui no Dom Bosco. Essa é a profissão da minha vida”, assinalou.