Coletivo HOLYGHOSTS traz espetáculo gratuito ao São Luiz pela Temporada de Arte Cearense

12 de abril de 2023 - 17:28 # # #

Monique Linhares Gomes - Ascom Cineteatro São Luiz - Texto
Guilherme Silva - Foto

O show musical e performático traz obras de EP inédito do coletivo, composto por pessoas trans, travestis e não binárias. 18 de abril é dia de sua última apresentação na turnê que passou pelo TJA e finaliza no Cineteatro.

Com elementos de música alternativa, pop, reggaeton, experimental e orgânicos, “O Arquipélago”, novo corpo de trabalho do coletivo HOLYGHOSTS, explora vertentes musicais emergentes no Ceará. Composto pelos artistas cesar, hyto e Sy Gomes, na produção e direção, o espetáculo conta com participação de Vetinha Luz como performer e a coletiva Pretachic para styling e beleza. A entrada é gratuita, com classificação indicativa livre e acessibilidade em Libras.

“O Arquipélago” possui um vínculo forte com suas raízes, explorando o percurso de um coração dilacerado por um amor incurável, ao qual encontra paz e refúgio mental em um Arquipélago além dos dias atuais, protegido por monstros antigos, mas de roupagem humana. Com sua vivência periférica e LGBT, o coletivo apresenta ilhas, canções e performances.

Com destaque para a produção e a arte de periferia, que prioriza as múltiplas identidades de gênero, a artista visual, historiadora e travesti cearense Sy Gomes conta como tem sido o processo com o coletivo. “Acho que é incrível assinar a direção de arte de um grupo que se propõe a musicalizar o mar e as experiências LGBTs de amor, afeto, carinho, sexualidade e tudo isso através de uma estética potente criada por artistas de periferia, cearenses e trans. É tão autêntico tudo que nos revela uma provocação pra música do estado e por isso acho que estamos na TAC”.

As apresentações ao vivo de HOLYGHOSTS – O Arquipélago fazem parte da Temporada de Arte Cearense – TAC 2022, com circulação no Cineteatro São Luiz e no TJA (Theatro José de Alencar). A TAC é uma ação da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece) da Secretaria da Cultura do Ceará em parceria com o Instituto Dragão do Mar.

Serviço

[TAC / MÚSICA] “O Arquipélago” de HOLYGHOSTS
Data: 18 de abril de 2023 | Horário: 19h | Classificação: Livre | Acessibilidade: Libras
Entrada: Gratuita
Local: Cineteatro São Luiz (R. Major Facundo, 500, Centro)
Funcionamento da bilheteria: terça a sexta no horário de 9h30 às 18h e aos sábados no horário de 9h30 às 17h