Eduardo Neves é reconduzido à presidência da ZPE Ceará

13 de abril de 2023 - 15:45 # # #

Ascom ZPE

Presidente da ZPE Ceará desde abril de 2021, o economista Eduardo Henrique Cunha Neves foi reconduzido ao cargo nesta quinta-feira (13), após reunião do Conselho de Administração da Zona de Processamento de Exportação do Ceará, que aprovou um novo mandato para toda a diretoria da empresa. A ZPE Ceará integra o Complexo do Pecém (CIPP S.A.), que tem como acionistas o Governo do Estado do Ceará (majoritário) e o Porto de Roterdã, na Holanda.

Com larga experiência no serviço público e atuação em diversos segmentos da iniciativa privada, Eduardo Neves está a serviço do Estado do Ceará desde 2003, quando ingressou na Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE). O economista também teve uma longa trajetória na Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (Adece), onde entrou em 2007 e ascendeu à presidência da entidade em abril de 2018, ficando no cargo até fevereiro de 2021.

“Agradeço ao governador Elmano de Freitas pela confiança na continuidade do trabalho que desempenhamos na ZPE Ceará. Nos últimos dois anos, tivemos várias conquistas decisivas para o futuro da empresa: a aprovação do novo Marco Legal das ZPEs no Brasil; a inauguração da nossa primeira expansão (Setor 2); e a atração de novos investimentos, incluindo refinaria, termelétrica e os projetos de Hidrogênio Verde. Além disso, tivemos a implantação do nosso núcleo de ESG, a publicação dos Relatórios de Sustentabilidade e o reconhecimento de nossas ações de gestão em diversas premiações nacionais e internacionais, por meio de entidades conceituadas”, destaca Eduardo Neves.

Além de Eduardo Neves, a diretora de operações da ZPE Ceará, Andréa Freitas e Silva Maia também foi reconduzida ao cargo para um novo mandato. A reunião do Conselho de Administração da ZPE Ceará também elegeu Luís Fernando Simões da Silva como novo diretor de governança da empresa, substituindo Roberto Benevides de Castro, que estava no cargo desde o ano de 2019.
“Foram dois anos intensos, tanto na divulgação institucional da ZPE, como também na atração de investimentos. Agora, temos novos desafios para o futuro e isso nos motiva a seguir trabalhando para consolidar a ZPE como um instrumento fundamental no desenvolvimento econômico do Ceará”, diz Neves.

Eduardo Neves

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza (Unifor) desde 1990. Está a serviço do Ceará desde 2003, quando ingressou na Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE). Foi presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (Adece) de abril de 2018 até fevereiro de 2021, tendo trabalhado na captação de novos investimentos para o desenvolvimento do Ceará. Iniciou sua trajetória na Adece em 2007, ano de fundação da instituição. Ao longo desse período, também atuou como gerente de Comércio e Serviço e diretor de Infraestrutura, tendo como foco a atração de investimentos industriais, implantação e acompanhamento das infraestruturas necessárias para a viabilidade de empreendimentos no Estado. Atuou em diversas empresas privadas como executivo, passando pelos setores de construção civil, indústrias de bebidas, granito, entre outras. Como empresário, atuou nos ramos de medicamentos, colchões e estofados.