ÍRIS realiza mentoria em metodologias ágeis para gestores da Seplag

13 de abril de 2023 - 17:06 # # # #

Amélia Gomes - Ascom ÍRIS - Texto
Helene Santos - Foto

Implementar novas metodologias no setor público requer apoio das lideranças. Elas são fundamentais na disseminação de novas técnicas junto a suas equipes. Nesta quinta-feira (13), a secretária, bem como secretários executivos e coordenadores da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) participaram do Agiliza Aí, iniciativa do ÍRIS | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará para disseminar o uso de metodologias ágeis no setor público.

Durante a abertura do evento, a secretária da Seplag, Sandra Machado, destacou que o governo precisa dar respostas rápidas para cidadãs e cidadãos e que as metodologias ágeis podem contribuir na construção dessas soluções. “A nossa ideia é, de fato, estabelecer algumas entregas mais curtas, de modo que as pessoas possam visualizar rapidamente ganhos nas entregas que a gente faz. Para que a gente possa entregar cada vez mais e melhor”, pontuou.

Trabalhar metodologias ágeis aumenta a satisfação dos cidadãos, o engajamento dos colaboradores, a qualidade de produtos e serviços, a produtividade das equipes e, ainda, reduz problemas e falhas de projetos. Conforme citou a coordenadora-geral do ÍRIS, Jessika Moreira: “por meio do Agiliza Aí é possível capacitar as os times do setor público para responder a mudanças de forma mais assertiva. A capacitação é uma oportunidade para desenvolver times de alta performance, adaptáveis e iterativos”.

O momento foi conduzido pela agilista do ÍRIS, Amanda Lima, e pelo designer de Experiência do Usuário, Gustavo Moura. Entre os conteúdos apresentados, estão: a diferença de metodologias ágeis e metodologias tradicionais, as principais metodologias ágeis, bem como a maneira de aplicá-las. “Ser ágil é uma mentalidade. No Agiliza Aí apresentamos um passo a passo necessário para fomentar a cultura ágil no dia a dia das equipes, além disso mostramos ferramentas necessárias para que essa metodologia seja implementada conforme a realidade e a necessidade de cada equipe”, enfatizou a agilista Amanda Lima.

Mais sobre metodologias ágeis

Acesse o material desenvolvido pelo ÍRIS “Metodologias Ágeis: o que é e como aplicar?” no link.