SAP realiza aplicação da vacina bivalente contra Covid-19 para policiais penais, colaboradores e servidores do sistema prisional

14 de abril de 2023 - 14:50 # # # #

Natasha Ribeiro - Ascom SAP - Texto e foto

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) iniciou a imunização com a vacina bivalente contra Covid-19 para policiais penais, colaboradores e servidores do sistema prisional cearense. Os profissionais do sistema penitenciário fazem parte do grupo prioritário da primeira fase da vacinação com a Pfizer bivalente. Ela pode ser aplicada a partir de quatro meses da última dose de reforço ou da segunda dose. Quem não tiver recebido a primeira ou a segunda dose terá que iniciar o esquema vacinal com a dose monovalente, também disponível em unidades da Secretaria de Saúde.

A iniciativa visa garantir mais segurança e tranquilidade no trabalho realizado pelos profissionais dentro e fora das unidades prisionais. A cobertura vacinal é a forma mais eficiente na prevenção e controle da doença.

O secretário da administração penitenciária e ressocialização, Mauro Albuquerque, agradece o empenho da equipe de saúde. “Quando começou a pandemia, não medimos esforços para conseguir priorizar os servidores e a população carcerária na cobertura vacinal. Essa vacina bivalente é a continuidade do nosso trabalho em manter a segurança e a manutenção do bem estar dentro e fora do serviço prisional de forma maciça. Gostaria de agradecer a toda a equipe de saúde da secretaria pelo cuidado e empenho na força tarefa em vacinar todos. E é sempre importante lembrar: a vacina salva vidas”, assegura.

A policial penal da Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa (UPF), Nágila Gomes, agradece pela vacinação. “A pandemia foi uma época muito difícil dentro das unidades e com essa dose de reforço a sensação é de proteção. A vacina é uma defesa maior não só em nosso ambiente de trabalho, mas também lá fora no nosso dia a dia”, disse.

A colaboradora da Célula de Transporte da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização, Rosineide Araújo, comemora mais uma vacina. “Essa dose de reforço é uma garantia de proteção a mim e a todos que estão ao meu redor. Estou muito feliz em ter sido beneficiada mais uma vez. Espero que as pessoas se conscientizem da importância que é a vacina, pois graças a ela que retornamos a normalidade da nossa rotina de vida e trabalho. Estou preparada a sempre tomar quando necessário”, disse.

A enfermeira da Unidade Prisional Professor José Sobreira de Amorim (UP-Sobreira Amorim), Rosana Bandeira, comemora a continuidade da imunização. “Estou muito feliz em estar participando da oportunidade de imunizar meus colegas de trabalho e ver que hoje estamos conseguindo erradicar essa doença que levou tantas pessoas e destruiu famílias. A dose de reforço trará ainda mais segurança e tranquilidade no desempenho de nossas funções dentro das unidades prisionais. A cobertura vacinal é a intervenção mais segura e eficaz para a prevenção e controle do coronavírus”, afirma.