Porto Dragão estreia terceira temporada do programa Conversa Sem Roteiro neste domingo (23)

17 de abril de 2023 - 16:35 # # #

Thayná Facó - Ascom Centro Cultural Porto Dragão

Com apresentação de Ellicia Maria, os quatro episódios da edição serão lançados no Youtube e contam com a presença de convidados especiais para dialogar sobre assuntos diversos do tema “Qual o Brasil que você habita?”

Proporcionar um espaço para tratar sobre assuntos relevantes de forma despojada e descontraída é o principal impulso do Conversa Sem Roteiro, iniciativa do Centro Cultural Porto Dragão, equipamento cultural da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Neste domingo (23), às 12h, no Youtube, o Porto Dragão lança o primeiro episódio da terceira temporada do programa, com a presença de Pretarau, Manduca e Kalil Lion.

Com o tema “Qual o Brasil que você habita?”, as conversas valem-se da apresentação de Ellicia Maria, também presente nas demais temporadas do programa, e da participação de 14 convidades especiais para partilhar suas experiências pessoais, referências e perspectivas dentro do campo da arte e da cultura. São artistas, produtores, técnicos e gestores que, como proposta da iniciativa, podem expor de forma livre suas principais questões e experiências como agentes culturais.

Gravada no Teatro B. de Paiva, a 3ª temporada conta ainda com mais três episódios, lançados às quartas e domingos, com convidades como Mari Lacerda, FD Paiva, Bakkari, Letícia Marques, Dominy Martins, Ella Monstra, Ventura Profana, Getúlio Abelha e Paula Trojany.

SOBRE A APRESENTADORA ELLICIA MARIA

Travesti, preta, cria de periferia, artista multidisciplinar trabalhando como atriz, performer, comunicadora e produtora, Curadora e apresentadora do projeto FERA LIVRE podcast, plataforma de criação e difusão de saberes ancestrais, dissidentes e anticoloniais. Com sua performance VIA-TRAVA compôs a publicação P.O.C (procedimentos para ocupar a cidade) produzido pela editora: Imaginários (FOR). Participou do laboratório reticências de criação (FOR) onde desenvolveu o filme CARTAS, lançado virtualmente pela revista do laboratório em agosto. Apresentou a 16º edição do Festival de Música de Ibiapaba.

HISTÓRICO DO PROGRAMA

Em sua primeira edição, com início ainda em 2020, o Conversa Sem Roteiro surgiu como uma ação de difusão que, por meio de lives no Youtube, buscou a construção de um espaço livre para discussões, reflexões e trocas de saberes. Em 2022, o objetivo seguiu dialogando com as possibilidades de fortalecer os encontros entre atores da economia criativa e estimular a promoção de uma política cultural baseada na democratização de acesso aos lugares de invenção, criação e formação.

No canal do Porto Dragão no Youtube, estão disponíveis todas as temporadas na íntegra. São abordados assuntos como contracultura e antirracismo na produção de conhecimento, diversidade de identidades e manifestações culturais, políticas de acessibilidade, interseccionalidade política e afinidades estéticas, além de papos sobre indústrias criativas, experiências culturais, empregabilidade, formação e pesquisas na área da cultura.

SERVIÇO

Lançamento da 3ª temporada do Conversa Sem Roteiro
A partir do dia 23 de abril, às 12h
Sempre às quartas e domingos
no canal do Porto Dragão no Youtube
Mais informações em @portodragaoce