Saúde vocal também representa saúde física; Helv realiza programação sobre o tema

17 de abril de 2023 - 10:47 # # #

Isabelle Azevedo - Ascom Helv - Texto
Josias Jeronimo - Arte gráfica

O Dia Mundial da Voz, comemorado em 16 de abril, busca alertar sobre os cuidados com a saúde vocal. Sintomas como rouquidão, pigarro constante, falhas ou cansaço ao falar merecem atenção. Diante de qualquer um desses sinais, é fundamental consultar um especialista.

A coordenadora médica do serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), Débora Lima, explica que quadros infecciosos, lesões nas cordas vocais, a exemplo de nódulos, e até mesmo câncer, podem causar alterações na voz. O equipamento é vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

A atenção deve ser redobrada para aqueles que fumam. “O principal fator de risco para o câncer de laringe é o tabagismo. A doença pode acometer as cordas vocais ou a região como um todo. Por isso, é tão importante a prevenção”, afirma Lima.

Cuidados com a voz

A coordenadora da Fonoaudiologia do Helv, Wigna Raíssa Leite Matias, ressalta que a voz diz muito sobre a imagem que transmitimos e é por meio dela que expressamos sentimentos, emoções e estado de espírito. “É preciso manter bons hábitos, pois a saúde vocal também representa a saúde física. As consequências podem ser desde nódulos até edemas e lesões na musculatura”, diz.

A profissional destaca algumas práticas que podem ajudar: “Ingerir bastante água; intensificar a hidratação em ambientes com ar condicionado, já que resseca as mucosas; falar sem esforço; articular bem as palavras, evitando gritar em excesso; manter uma boa postura corporal ao falar ou cantar; dormir bem; e ter uma alimentação equilibrada, evitando ingerir leite e derivados, bebidas gasosas e chocolate, antes de utilizar a voz continuamente”, orienta.

II Semana da Voz

Como parte da 25° edição da Campanha Nacional da Voz, o Helv realiza, de 17 a 20 de abril, a II Semana da Voz. A abertura do evento está prevista para segunda-feira (17), às 9h30, na Praça do Piano, com apresentação do coral formado por colaboradores da unidade.

Em seguida, será ministrada a palestra Cuidados com a Voz, conduzida pela gerente de Cuidado Multiprofissional do ISGH, Adriana Oliveira; pela médica Débora Lima; pelos otorrinos Carlos Eduardo (Helv) e Erik Haguette (Hospital Geral de Fortaleza); e pela fonoaudióloga, Wigna Raíssa.

A programação contará, ainda, com a Oficina de Saúde Vocal, no Nível Central da Sesa, no dia 17 de abril, às 14h. Na terça-feira (18), às 10h, no auditório do Helv, a coordenadora do Serviço de Psicologia do Helv, Narjara Matilde, irá ministrar a palestra Voz e Autoestima, que propõe o rastreamento de colaboradores com patologias do aparelho fonador. No mesmo dia, será feita uma batalha vocal entre os funcionários, com premiação para o primeiro colocado.

Campanha Nacional

Afine sua Saúde, cuide da sua voz é o tema da 25ª Campanha Nacional da Voz, promovida pela Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) e pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF). Em 2023, a iniciativa soma esforços à Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Cabeça e Pescoço, o Julho Verde, movimento de alerta para os efeitos do tabagismo na voz, na boca e na garganta.