Sefaz-CE realiza curso de Educação Fiscal para professores estaduais

17 de abril de 2023 - 17:34 # # # #

Sara Rebeca Aguiar - Ascom Sefaz - Texto

O curso conta com a parceria da Seduc e da EGPCE / Seplag

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), por meio do Núcleo de Cidadania Fiscal (Nucif), realiza, até o dia 15 de maio, o Curso de Formação em Educação Fiscal, direcionado a professores das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) do Estado. A formação online busca preparar profissionais para ministrar a disciplina eletiva Educação Fiscal, presente no currículo dos estudantes de algumas instituições.

O primeiro dia do curso foi conduzido pela supervisora do Nucif, Clarissa Barroso. A gestora abordou diversos aspectos sobre a função social dos tributos. Ela acredita que a multiplicação desses conhecimentos, já entre os adolescentes, pelos professores na escola, é fundamental para que seja construída uma geração mais cidadã, consciente e fiscalizadora. “A partir do contato com a educação fiscal, os alunos passam a compreender a importância dos tributos para a sociedade e a perceber o quanto devemos atuar como cidadãos ativos, gerando, com isso, uma mudança de comportamento frente às questões referentes à coletividade.”

A disciplina de Educação Fiscal foi adotada por 108 professores neste semestre, o que significa a adesão de 70 instituições estaduais de ensino. De acordo com a professora Cecília Alves Bitu, inscrita na formação, a temática proporciona ao aluno um olhar diferenciado para os impostos que a sociedade necessita para criar novos investimentos sociais. “É muito gratificante lecionar essa disciplina. Ela é uma ponte muito rica com outras disciplinas, como sociologia, que ensina direitos e deveres sociais.”

Curso de Formação em Educação Fiscal

A formação online dos educadores está sendo realizada de forma síncrona (encontros ao vivo) e assíncrona (aulas gravadas) a partir das características dos cursos a distância e das metodologias ativas, e contabiliza 40 horas divididas em dez módulos.

Os módulos são: 1) Educação Fiscal no Contexto Social; 2) Estratégias para Aplicar a Educação Fiscal em sala de aula. Como Elaborar “Meu Projeto de Educação Fiscal”; 3) Relação Estado-Sociedade; 4) Função Social do Tributo; 5) Impostos Estaduais; 6) Como Formalizar o Seu Negócio; 7) Programa Sua Nota Tem Valor; e 8) Centro de Memória da Fazenda: Cultura e Cidadania.

A disciplina Educação Fiscal para as escolas estaduais resulta da parceria entre Sefaz-CE, Secretaria da Educação do Ceará (Seduc-CE) e Escola de Gestão Pública (EGPCE), vinculada à Secretaria de Planejamento do Estado (Seplag-CE).