Uece realiza seminário sobre novas pesquisas entre sociologia e políticas públicas

17 de abril de 2023 - 16:10 # # # # #

Ascom Uece - Texto

 

O Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas (PPGPP), em parceria com o Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS) e o Mestrado em Serviço Social (MASS), da Uece, realizará, nesta quarta-feira (19), o seminário “Novas pesquisas entre sociologia e políticas públicas: um diálogo interdisciplinar”. O evento acontecerá às 14 horas, no auditório do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), campus Itaperi.

“Nosso objetivo é desenvolver a ideia de Ciência interdisciplinar. Então será discutido sobre como pensar um projeto interdisciplinar. A metodologia de trabalho será um dos grandes desafios de se apresentar pesquisas que dialoguem ciência, sociologia e políticas públicas”, explica o coordenador do evento e palestrante, professor Fábio Gentile.

Além do coordenador, serão também palestrantes, o professor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Domenico Ceglia, e o professor da Escola Superior Sant’Anna (Itália), Tiberio Daddi, referências em pesquisas na área da Sociologia.

Sobre os palestrantes

Fabio Gentile

Possui graduação em Letras Modernas – Universidade L’Orientale de Nápoles, doutorado em Filosofia e Política – Universidade L’Orientale de Nápoles e pós-doutorado no Departamento de Ciências Políticas da USP e no Cedec de São Paulo. Atualmente, é professor do departamento de Ciências Sociais da UFC.

É professor integrante do programa de pós-graduação em nível de doutorado em Política Públicas da Uece. Membro da Diretoria da Associação dos Historiadores Latino-Americanos y del Caribe (ADHILAC) – seção Brasileira, investigador associado da rede Direitas, Historia e Memória, membro da Rede de Estudos dos Fascismos, Autoritarismos, Totalitarismos e Transições para a Democracia (REFAT) – seção brasileira, pesquisador associado do Observatório da Extrema Direita, da Universidade Federal de Juiz de Fora, membro efetivo da Associação Paulista de Relações e Estudos Sindicais (APRES).

Colunista de teoria politica pela revista “Forca de Judas”, da qual é também diretor executivo e vice-presidente, colunista sobre América Latina pelo “Giornale di Brescia, criador do Canal Youtube “Pilulas de teoria politica”. É membro do corpo editorial da revista History Research, da revista Scirea. Journal of Sociology, da revista Unijus, e da revista “Bollettino Flegreo”, parecerista de diversas revistas na área das ciências sociais brasileiras e internacionais. Conselheiro Editorial da “Editora La Vita”.

Domenico Ceglia

Depois de uma longa experiência como titular de uma empresa de transporte de resíduo sólido industrial, formou-se em Administração de Empresas na Università degli Studi di Firenze (2010) na Itália, conforme as regras do velho ordenamento (antes da Reforma de Bolonha). Tem título de graduação expedido na Itália, reconhecido pelo MEC em 2011 pela Universidade Federal de Uberlândia/MG. Possui Mestrado Acadêmico em Administração e Controladoria pela UFC, com pesquisa sobre Simbiose Industrial na Inglaterra. Possui Doutorado em Administração pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado sanduíche na Itália, no Departamento de Administração de Empresas, na área de Inovação e Sustentabilidade da Scuola di Perfezionamento SantAnna em Pisa, onde estudou as tensões de gestão dentro do conceito de Economia Circular realizando um estudo de caso na Itália.

Fez estágio de pós-doutorado em Administração de Empresas no Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria (PPAC) na Faculdade de Administração (Feaac) da Universidade Federal do Ceará com bolsa PNPD/Capes. Suas pesquisas concentram-se na área de operações e sistemas como modelo de negócio circular, estratégias de sustentabilidade, ecologia industrial, logística reversa e reciclagem de resíduos sólidos.

Tiberio Daddi

Professor do Instituto de Administração da Escola de Estudos Avançados de Sant’Anna (Pisa-Itália), onde integra o grupo de pesquisa Gestão da Sustentabilidade. Seus interesses de pesquisa vão da gestão ambiental empresarial à avaliação de desempenho, da economia circular à simbiose industrial, da análise do ciclo de vida do produto à sustentabilidade na indústria do esporte.

É atualmente o coordenador de vários projetos de pesquisa internacionais financiados pela Comissão Europeia. É autor de várias publicações científicas publicadas em revistas internacionais relacionadas com a sua investigação.