PMCE captura 18 suspeitos de violência contra a mulher em Fortaleza

18 de abril de 2023 - 10:41 # # # #

Ascom SSPDS - Texto e foto

As prisões são resultados de diligências realizadas ao longo do fim de semana e foram registradas na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), unidade especializada da PC-CE em Fortaleza

Em ações distintas, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu, em flagrante, 18 suspeitos de violência contra mulheres. Os crimes aconteceram na cidade de Fortaleza, entre a noite de sexta-feira (14) e domingo (16), sendo registrados na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), unidade especializada da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), no combate à violência de gênero.

As prisões envolvem casos de lesão corporal, injúria e ameaça, sendo registradas em bairros diversos, como a Granja Lisboa – Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2) da Capital, onde um homem de 34 anos, com antecedentes por três crimes de lesão corporal também registradas na DDM e um de estupro de vulnerável, registrada na Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dceca), foi capturado pela PMCE durante o domingo.

Após um acionamento da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), os PMs diligenciaram ao local, onde constataram a situação de violência contra uma mulher. Após as agressões, o homem foi localizado em um bar, onde foi rendido e conduzido à DDM.

DDM

Em Fortaleza, todas as situações que se enquadram na Lei Maria da Penha, devem ser denunciadas à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), instalada na Casa da Mulher Brasileira, no bairro Couto Fernandes (AIS 5). Em Juazeiro do Norte (AIS 19), Sobral (AIS 14) e Quixadá (AIS 20), as unidades especializadas funcionam na Casa da Mulher Cearense, equipamentos vinculados à Secretaria de Mulheres, com uma rede de proteção multidisciplinar.

Denúncias

Com o assunto em alta nos espaços de discussão, as denúncias se tornaram mais frequentes. A delegada titular da DDM de Fortaleza, Eliana Maia, ressalta a importância do debate para que outras vítimas se sintam encorajadas a denunciar. “Em casos de lesão corporal, cárcere, tentativa de feminicídio, violência psicológica, por exemplo, que são investigados sem a necessidade da representação da vítima, instauramos os procedimentos quando recebemos as denúncias, que podem ser feitas por terceiros”, detalha.

As denúncias podem ser feitas presencialmente na Delegacia de Defesa da Mulher. Crimes de ameaça, violação de domicílio, calúnia, difamação, injúria e dano ainda podem ser registrados na Delegacia Eletrônica (Deletron), por meio do site.

Serviço

Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza (DDM-FOR)
Rua Teles de Souza, s/n – Couto Fernandes
Contatos: (85) 3108- 2950 / 3108-2952