Equipes do CBMCE resgatam jacaretinga em residência no município de Cariré

19 de abril de 2023 - 16:25 # # # # #

Ascom SSPDS - Texto e foto

Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atuou, na tarde dessa terça-feira (18), no resgate de uma jacaretinga, no município de Cariré, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado. O acionamento dos bombeiros militares aconteceu via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). Conforme os levantamentos da equipe, o animal encontrava-se preso em uma gaiola de um imóvel da região.

A guarnição de salvamento do CBMCE aguardou a solicitante para realizar o resgate. A equipe seguiu ao local da ocorrência, fez o translado da jacaretinga e soltou o animal em um local seguro.

A jacaretinga media cerca de 1,40 metros de comprimento e retornou ao seu habitat natural por meio do trabalho dos bombeiros militares. O animal foi levado para um local longe de residências e próximo a fontes de água. O resgate foi conduzido por equipes da 1ª Companhia do 3º Batalhão do CBMCE, com sede no município de Sobral (AIS 14).

Para resgatar o réptil, os bombeiros utilizaram um tecido para cobrir a visão do animal e conseguir imobilizá-lo. A equipe usou cordas para conduzi-lo durante o traslado para garantir segurança a jacaretinga e a equipe.

Outros resgates

O CBMCE já registrou outros resgates de jacaretinga nos municípios de Caucaia (AIS 11), São Gonçalo do Amarante (AIS 23), Ipueiras, Crateús e Independência, localizados na AIS 16 do Estado.

A jacaretinga também é conhecida como jacaré-de-óculos. É um réptil carnívoro que habita em locais de rios e de lagoas. No Brasil, o animal recebe o nome de jacaretinga por causa de seu dorso branco, pois tinga significa “branco” na língua Tupi. Além disso, os machos chegam a medir até 2,5 metros de comprimento, já as fêmeas até 1,4 metros. O réptil se alimenta de diferentes espécies de animais como peixes, anfíbios, aves e pequenos mamíferos.

Legislação e Prevenção

A Lei nº 9.605/1998 de crimes ambientais protege animais silvestres. O trabalho do CBMCE é também alertar para os cuidados que devem ser tomados ao encontrar um animal silvestre. Primeiro, manter-se distante do animal; não tentar capturá-lo para não ferir ou machucar o animal; acionar imediatamente o CBMCE por meio do número 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana e feriados.

O CBMCE orienta ainda aos condutores de veículos que quando visualizarem animais em vias de tráfego, é necessário reduzir a velocidade ou parar o veículo. Desta forma é possível evitar acidentes e não machucar o animal ou levá-lo a óbito.