Feriado na Estação das Artes: equipamento oferece atividades gratuitas pautadas na cultura nordestina

19 de abril de 2023 - 17:04 # # # #

Ascom Estação das Artes - Texto
Divulgação - Foto

No Domingo na Estação, a programação contempla pintura infantil, mediação literária e show musical em homenagem ao Dia Nacional do Choro

A Estação das Artes — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante — inicia sua programação cultural já nesta quinta-feira (20), garantindo o feriado de sexta (21) e um fim de semana repleto de atrações diversificadas e gratuitas.

O projeto educativo “Conversa de Cordel”, de Mariana de Lima, que consiste em criar uma experiência literária em torno da poesia popular nordestina, abre a programação desta quinta-feira (20) a partir das 17h50. O show de poesia declamada aborda temas sociais como política e saúde. Neste encontro com a tradição regional, acontece ainda uma roda de conversa sobre a literatura de cordel em seus aspectos lúdico, cômico e descontraído, destacando a arte rimada e suas expressividades.

A partir das 19h, o espetáculo musical “Vocal UFC – 10 anos” revisita a trajetória do grupo ao longo de uma década de existência. Criado em 2012, o Vocal UFC já apresentou obras como “Atabaques, violas e bambus”, inspirado na poesia de Paulo César Pinheiro; “Canto de Porões e Alforrias”, de autoria do cearense Alan Mendonça, que conta a história de Chico da Matilde, o Dragão do Mar; e “Que tempos estranhos que vivemos”, sobre os desafios, dores e descobertas do período de isolamento imposto pela pandemia do Covid-19. Para encerrar a noite, a Banda Alan Morais e os Doidos da Asa apresenta repertório original, que mescla tropicalismo e música nordestina em geral, das 20h às 21h.

Nesta sexta, 21 de abril, a cantora, compositora, produtora musical e DJ Angel History solta o som na Estação das Artes com um set cheio de frequências, sonoridades e ritmos a partir das 18h. Já às 19h, Yane Caracas e sua banda resgatam a memória afetiva vinculada às músicas de diferentes estilos marcantes no Brasil, com canções que ganham a interpretação única da cantora. A artista é uma das vocalistas do Maracatu Solar e também participa do projeto Samba Delas. As atrações são em parceria com o Sesc Ceará.

Sábado da tradição popular e domingo das crianças

Dança típica das regiões praieiras em todo o Norte e Nordeste do país, o coco toma conta da Estação neste sábado (22). A partir das 18h, o Coco das Goiabeiras se apresenta na Gare com toda a força e ancestralidade da dança presente no cotidiano das comunidades periféricas, pesqueiras e de identidade afro. Grupo de difusão do Coco de Praia Embolado da Barra do Ceará, o Coco das Goiabeiras é formado também por crianças e adolescentes.

A partir das 19h, o grupo Coco da Dona Geralda apresenta vivências do coco do litoral e do sertão cearense, numa diversidade de sotaques de vários povos e comunidades. A coletividade, criada em 2020, é uma homenagem a uma brincante de Drama e outras manifestações culturais no povoado do Saco Verde, em Tururu (CE). As duas primeiras atrações da noite também são em parceria com o Sesc Ceará.

Para encerrar o sábado, o grupo Na Quebrada do Coco se apresenta a partir das 20h. O encontro de brincantes dos mais variados coletivos de cultura popular da cidade de Fortaleza possui um repertório composto por músicas autorais, inspiradas em conquistas da capital cearense e de mestras e mestres do coco de roda do litoral, que integraram os shows Na Quebrada do Coco (2017), Raíz Forte (2019) e Festa e Devoção (2021).

O tradicional Domingo na Estação, neste fim de semana, tem programação para todos os gostos: pintura infantil, mediação literária e show musical. Das 9h às 10h40, a Roda dos Cabinhas Leitores apresenta uma atividade de mediação de leitura com o público infantil do Complexo Cultural Estação das Artes, um verdadeiro convite ao diálogo com pequenos e grandes leitores, isto é, crianças e adultos, em meio à contação de histórias.

Macaúba do Bandolim, a partir das 11h, ocupa a Gare com o show “De Pai para Filho”. Filho de seu Walter, bandolinista, José Felipe da Silva ganhou o apelido de Macaúba aos 13 anos de idade — e hoje, com mais de 70, reúne-se neste espetáculo com demais gerações da família para manter viva a tradição de rodas de choro e samba. Além disso, a pintura infantil também estará garantida durante toda a manhã, com mediação dos monitores do Complexo. Neste domingo, as exposições do Museu Ferroviário João Felipe funcionam de acordo com o horário da Estação das Artes, das 9h às 12h.

O Mercado AlimentaCE segue com as feiras na programação do fim de semana. No sábado, de 16h às 21h, além de pipoca, salgados e bebidas diversas, o público terá opções de doces e bolos veganos, sem lactose e zero glúten. No domingo, das 9h às 13h, o MST traz seus produtos orgânicos para a feira agroecológica e, para comer na hora, haverá também café da manhã, acarajé, pratinhos e chopp.

Serviço

Final de semana na Estação das Artes
Dias 20 a 23 de abril
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro
Entrada gratuita e aberta ao público.
Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas alcoólicas em recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.

Mais informações

Programação Completa

Quinta-feira (20)
12h – Abertura do equipamento
17h50 às 18h50 – Conversa de Cordel, com Mariana de Lima
19h às 19h50 – Espetáculo musical “Vocal UFC – 10 anos”
20h às 21h – Banda Alan Morais e os Doidos da Asa

Outros espaços:

12h às 21h
Exposição da Plataforma da Estação e “Memórias da Estação”

12h às 20h
Exposição “Ferrovia em Miniatura” (entrada pela Afac)

Sexta-feira (21)
12h – Abertura do equipamento
18h às 18h50 – DJ Angel History (Parceria Sesc)
19h às 20h – Yane Caracas e banda (Parceria Sesc)

Outros espaços

12h às 20h
Exposição na Plataforma da Estação e “Memórias da Estação”

Observação: A exposição “Ferrovia em Miniatura”, do Museu Ferroviário, não estará aberta à visitação.

Sábado (22)
16h – Abertura do equipamento
18h às 18h50 – Coco das Goiabeiras (Parceria Sesc)
19h às 19h50 – Coco Dona Geralda (Parceria Sesc)
20h às 21h – Na Quebrada do Coco

Outros espaços

9h às 15h
Exposição “Ferrovia em Miniatura” (entrada pela Afac)

16h às 21h
Exposição na Plataforma da Estação e “Memórias da Estação”

16h às 21h
Feira gastronômica do Mercado AlimentaCE

Domingo (23)

9h às 12h – Pintura infantil
9h às 10h40 – Mediação literária infantil Roda de Cabinhas Leitores
11h às 12h10 – Show “De Pai para Filho”, com Macaúba do Bandolim

Outros espaços:

9h às 13h
Exposições na Plataforma da Estação e “Memórias da Estação”

9h às 13h
Feira gastronômica e agroecológica do Mercado AlimentaCE

9h às 15h
Exposição “Ferrovia em Miniatura” (entrada pela Afac)