Governo do Ceará apresenta potencialidades para investimentos na cadeia de energias renováveis na Intersolar Summit Brasil Nordeste 2023

19 de abril de 2023 - 16:39 # # # #

Ascom Vice-Gov - Texto
José Wagner - Foto

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e vinculadas Adece e Complexo do Pecém, marcou presença num dos eventos mais importantes que discutem as energias renováveis, a Intersolar Summit Brasil Nordeste 2023, nos dias 18 e 19 de abril. O encontro, no Centro de Eventos do Ceará, contou com a participação dos principais players da cadeia de energia.

Durante a cerimônia de abertura, a vice-governadora Jade Romero representou o governador Elmano de Freitas. “Enquanto governo, gostaria de deixar uma mensagem que é do nosso compromisso com a pauta da transição energética. Temos uma série de vantagens competitivas como benefícios para empresários, a posição geográfica e a educação, que é referência no Brasil e no mundo. E estamos trabalhando com seriedade para firmar novas parcerias com universidades e setor produtivo, nos colocando sempre à disposição para o diálogo e crescimento, pois somos uma potência”, ressaltou a vice-governadora.

O primeiro painel do evento teve a participação do Secretário Executivo da Indústria da SDE, Joaquim Rolim, e do presidente da ZPE Ceará, Eduardo Neves. O painel realçou as oportunidades de novos investimentos da cadeia de energias renováveis e proporcionou troca de conhecimento entre os participantes. “Sabemos que o Ceará é um estado promissor e protagonista nas energias renováveis. Tivemos oportunidade de apresentar nossas potencialidades para atrair investimentos e, com isso, gerar mais oportunidades para o povo cearense”, afirmou Joaquim Rolim.

Saiba mais

A energia solar fotovoltaica está em grande crescimento no Brasil. Segundo dados do Plano Decenal de Expansão de Energia, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a previsão é que a energia solar fotovoltaica chegará a 20,4 GW em capacidade instalada acumulada até 2029. A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) chega a projetar 30 GW até 2030. Nos primeiros seis meses de 2020, a energia solar fotovoltaica foi responsável por gerar mais de 41 mil novos empregos, mesmo com a queda da economia resultante da pandemia da covid-19. Nesse período, novos investimentos privados atraíram R$ 6,5 bilhões.

Instersolar Summit Brasil Nordeste 2023

O congresso contou com 500 pessoas e mais de 40 palestrantes para discutir não só políticas, desafios jurídicos e marcos regulatórios, como também financiamento e soluções de integração com a rede. A missão do Intersolar Summit Brasil Nordeste é trazer informações aprofundadas, facilitar oportunidades de contatos de alta qualidade, expandir o uso de tecnologias FV nos âmbitos regional e nacional, e fortalecer o setor nacional.