Pinacoteca do Ceará | Bolsistas do edital de pesquisa e criação apresentam resultados em falas públicas

19 de abril de 2023 - 17:20 # # # # #

Gabriela Farias - Ascom Pinacoteca - Texto
Nicolás Leiva - Foto

O primeiro edital da Pinacoteca do Ceará voltado para a seleção de projetos de Pesquisa e Criação em artes visuais chega à sua fase final, quando os bolsistas apresentam os resultados de suas pesquisas em falas públicas. O edital cumpre o primeiro compromisso do equipamento de ser um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão ao selecionar 12 artistas e/ou pesquisadores(as) para receber uma bolsa e desenvolver um projeto de criação artística ou de pesquisa nas exposições em cartaz da mostra “Bonito pra Chover”. A Pinacoteca do Ceará é um museu público que pertence à Rede de Espaços e Equipamentos Culturais da Secult Ceará (Rece), com gestão do Instituto Mirante de Cultura e Arte.

Os projetos foram desenvolvidos entre 15 de fevereiro e 14 de abril, com os bolsistas divididos em: pesquisador curador; pesquisador arte-educador/acessibilidade estética; pesquisador de acervo museológico; artista local e artista regional. Destaca-se que o edital reservou vagas para pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, travestis, transexuais, transgêneros e pessoas com deficiência. Assim, a Pinacoteca se constrói como espaço de reconhecimento, apoio e visibilidade a artistas cearenses e brasileiros.

A primeira fala pública terá como tema “Artista Local e Curadoria” e acontece nesta quinta-feira (20), às 18h, com mediação da orientadora dos trabalhos Beatriz Furtado, professora do Instituto de Cultura e Artes, da Universidade Federal do Ceará, e pós-doutora em Práticas Artísticas e Curatoriais. Merremii Karão Jaguaribaras, Iago Barreto e Climério Anacé, Terroristas del Amor e Érica Martins apresentam os trabalhos desenvolvidos no edital.

Para Beatriz, a pesquisa não é uma relação entre um sujeito e um objeto. “Não há hierarquias. Há encontros, achados, relações. A força da pesquisa se encontra numa relação de afetos (no que afeta, no que implica, no que mobiliza). Não há trabalho artístico que prescinda de vínculos, sobretudo vínculos com o Outro. O processo de pesquisa e criação das artistas Merremii Karão Jaguaribaras e das Terroristas del Amor – Dhiovana Barroso e Marissa Noana-, dos artistas Iago Barreto e Climério Anacé, e da pesquisadora curadora Érica Martins, grupo com o qual tive a oportunidade de estabelecer um diálogo, através deste que foi o primeiro edital de Pesquisa e Criação da Pinacoteca do Ceará, foi pautado pela matéria artística que cada trabalho revelava. Os vínculos com as obras expostas na Pinacoteca vieram tanto de trabalhos de artistas que compuseram o próprio grupo, quanto das conexões que foram sendo estabelecidas com as obras de outras pesquisas artísticas e curatoriais. Em comum, apenas para traçar uma linha orgânica e afetiva, há uma força do que essas pesquisas constroem com o mundo. Das forças ancestrais, da memória, da vida implicada com o Outro de Si mesmo está em cada uma das pesquisas”.

Serviço

O que? Mesa “Artista Local e Curadoria” – I Edital de pesquisa e criação da Pinacoteca do Ceará
Onde? Ateliê 1 – Pinacoteca do Ceará (rua 24 de Maio, s/n, Praça da Estação, Centro)
Quando? Quinta-feira, 20 de abril, às 18h
Quem? Beatriz Furtado (mediadora) – Apresentação de pesquisas de: Merremii Karão Jaguaribaras, Iago Barreto e Climério Anacé, Terroristas del Amor e Érica Martins.
Como? Entrada franca