ZPE Ceará é agraciada com Selo TCE Ceará Sustentável

19 de abril de 2023 - 15:28 # # #

Áquila Leite - Ascom ZPE - Texto
Ascom ZPE - Foto

Equipe ZPE Ceará com Selo TCE Ceará Sustentável

Com um trabalho constante de fomento à sustentabilidade e aos cuidados com o meio ambiente, a ZPE Ceará foi agraciada, nesta quarta-feira (19), com o Selo TE Ceará Sustentável – Edição 2022, uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) que visa estimular as boas práticas ambientais na administração pública. Essa é a terceira vez que a Zona de Processamento de Exportação do Ceará, que integra o Complexo do Pecém, recebe a premiação.

O presidente da ZPE Ceará, Eduardo Neves, recebeu a premiação das mãos do secretário de governança do TCE-CE, José Auriço Oliveira, em cerimônia realizada no plenário do Tribunal de Contas do Estado, que contou também com uma palestra do assessor especial de Assuntos Municipais do Governo do Estado do Ceará, Artur Bruno. Acompanhado do diretor de governança da ZPE Ceará, Luís Simões, e de parte da equipe de Sustentabilidade e Meio Ambiente da empresa, Eduardo parabenizou a iniciativa do Tribunal e destacou as ações promovidas pela ZPE nos últimos anos.

“A ZPE Ceará sente-se honrada com essa premiação. Somos acompanhados pela Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) desde 2018 e, em 2022, tivemos a aderência de sete dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Nos últimos anos, criamos o núcleo ESG da empresa e lançamos as primeiras edições do nosso Relatório de Sustentabilidade, que está disponível no nosso site. Agora, a meta é seguir trabalhando para aumentar a aderência aos ODS e ampliar esse trabalho de sustentabilidade que a ZPE vem fazendo”, destaca Eduardo Neves.

Além de Eduardo Neves e Luís Simões, participaram da cerimônia de entrega da premiação: Ademar Filho, gerente de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho da ZPE Ceará; Márcia Maia, assessora de Qualidade e Inovação; Taís Cunha, assessora da Presidência; e Alice Abreu, que faz parte do time de sustentabilidade da entidade. “O selo é um importante reconhecimento dos trabalhos de implementação de boas práticas em ESG que a equipe tem desenvolvido nos últimos anos. Trata-se de um incentivo para buscarmos uma atuação cada vez mais sustentável”, diz Márcia Maia.

No total, o Selo TCE Ceará Sustentável agraciou oito jurisdicionados. Além da ZPE Ceará, receberam a premiação: Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante; Instituto de Meio Ambiente do Município de Itapipoca; Prefeitura Municipal de Tauá; Superintendência Municipal do Meio Ambiente de Tauá; Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos do Município de Juazeiro do Norte; Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo do Município de São Gonçalo do Amarante; e Câmara Municipal de Ubajara.

Conquistas alcançadas

Segundo o gerente de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho da ZPE Ceará, Ademar Filho, a empresa trabalha com metas pré-estabelecidas, para cumprimento ao longo do ano. Entre as conquistas alcançadas em 2022, ele destaca a redução no uso de papel, de água e de energia elétrica; a gestão de resíduos sólidos, incluindo a compostagem (processo de reciclagem do lixo orgânico); a retomada dos treinamentos presenciais, com foco no Meio Ambiente e uso consciente dos recursos; as campanhas de saúde e valorização da vida; e as licitações sustentáveis.

“O Selo TCE avalia os inscritos através de ações, projetos, práticas e campanhas executadas na companhia, em alinhamento com os ODS da ONU. Essa premiação demonstra a preocupação da ZPE Ceará em obter eficiência na atividade pública e, em consequência, na redução de seus custos, consolidando assim, ano a ano, o nosso Plano de Logística Sustentável (PLS), afirma Ademar Filho.

Sobre o Selo TCE Ceará Sustentável

O Selo TCE Ceará Sustentável tem a finalidade de incentivar a elaboração de instrumentos de planejamento de Políticas de Sustentabilidade, como o PLS, e a realização de ações relativas com tais instrumentos, assim como a aderência a um ou mais ODS da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

A análise foi realizada pela Comissão de Avaliação da Certificação Selo TCE Ceará Sustentável e seguiu os critérios estabelecidos em edital, publicado em setembro de 2022, que serviu de referência para as unidades jurisdicionadas e escolas de ensino médio das redes municipais e estadual realizarem suas inscrições.