Design em um novo ponto de vista: Kuya – Centro de Design do Ceará lança curso online em parceria com a Fundação Demócrito Rocha

20 de abril de 2023 - 16:15 # # # # # #

- Ascom Kuya Centro de Design do Ceará - Texto

As inscrições estão abertas até o dia 30 de abril, no site do Fundação Demócrito Rocha.

Com cinco módulos, o curso livre “O design a partir do pensamento contemporâneo: inovação a serviço da vida” está com inscrições abertas até o dia 26 de abril. O curso faz parte das ações da Kuya – Centro de Design do Ceará em parceria com a Fundação Demócrito Rocha e a Universidade Aberta do Nordeste (UANE), para fomentar, valorizar o design feito no Ceará e fazer com mais ações formativas cheguem em todos os municípios do estado.

A formação tem uma carga horária de 72 horas/aula e é totalmente gratuito. O primeiro módulo será disponibilizado a partir do dia 2 de maio. A Kuya – Centro de Design do Ceará integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte.

Para Cláudia Sales, coordenadora de formação da Kuya, “este curso tem por objetivo discutir temas importantes para se pensar um design em conexão aos problemas da atualidade, fomentando a reflexão, inovação e valorização de um design com compromisso com o desenvolvimento sustentável, responsável, político e a serviço da vida, a fim de conectá-lo aos problemas da atualidade na produção de soluções criativas e inovadoras.”

Voltado para designers, estudantes, profissionais e interessados na área, o objetivo do curso é abordar os quatro pilares da KUYA: design decolonial, design ecoeficiente, design regenerativo e design político partindo de questões da atualidade. Para iniciar a conversa, o módulo introdutório é “Design e contemporaneidade”, o segundo traz o pensamento “por um design político”, o terceiro aborda os “fundamentos para um design regenerativo”, o quarto aproxima a discussão da “economia criativa e design” e o quinto trabalha o “design e a decolonialidade”.

Na modalidade de Educação a Distância (EAD), as pessoas inscritas no curso poderão acessar os módulos, a qualquer momento, na Universidade Aberta do Nordeste (UANE). Os conteúdos ficam disponíveis por 120 dias.

As inscrições para o curso “O design a partir do pensamento contemporâneo: inovação a serviço da vida” estão abertas até o dia 30 de abril e é feita de forma online, através do site da Fundação Demócrito Rocha. As pessoas que se inscreverem para o curso também recebem um ebook exclusivo, 90 dias de acesso gratuito na plataforma O POVO+, além da certificação pela Universidade Aberta do Nordeste (UANE).

Faça agora a sua inscrição!

Kuya – Centro de Design do Ceará

A Kuya – Centro de Design do Ceará é um equipamento cultural, inaugurado em dezembro de 2022, para fomentar o pensamento de design no Ceará. Com exposições, cursos e diversas ações, o objetivo é difundir os conceitos e possibilidades da linguagem no campo de design. O equipamento está localizado dentro do Complexo Cultural Estação das Artes, no Moura Brasil, próximo ao Centro de Fortaleza.

O nome Kuya vem do objeto ancestral de muitos usos que solucionam questões do dia-a-dia, assim como o design. Estabelecendo parcerias, mapeando instituições, fazendo escutas com diversos setores da sociedade em séries de atividades de formação, pesquisa, promoção e difusão do design feito no Ceará.

Os horários para visitação na Kuya são de quinta a domingo. Nas quintas e sextas, de 12h às 20h e nos sábados e domingos, de 10h às 15h.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato, através do e-mail: centrodedesign-ce@institutomirante.org.

Serviço

Curso livre: “O design a partir de um pensamento contemporâneo: inovação do serviço da vida”
Curso gratuito
Data para inscrição: 26/04
Modalidade: Educação à Distância (EAD)
Link para inscrição
Contato: centrodedesign-ce@institutomirante.org
Endereço da Kuya: Rua Senador Jaguaribe, 55, Moura Brasil, próximo ao Centro, Fortaleza – CE
Realização: Kuya – Centro de Design do Ceará em parceria com Fundação Demócrito Rocha e Universidade Aberta do Nordeste (UANE)