EEEP Antonio de Oliveira classifica 24 alunos para final da Olimpíada de Biologia

20 de abril de 2023 - 16:50 # # #

Ascom Seduc

Os alunos da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Antonio Rodrigues de Oliveira, em Pedra Branca, participam desde o início deste mês da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB). Quase 100 alunos das primeiras, segundas e terceiras séries fizeram parte das primeiras fases do certame. Para a etapa final nacional, que acontece no próximo dia 27 de abril, 24 alunos foram classificados. As provas ocorrerão por meio de um sistema virtual monitorado pelo Instituto Butantã, responsável por todo o processo olímpico. Essa última etapa contará com um total de 80 estudantes do estado do Ceará. A unidade de ensino está sob a abrangência da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 14.

Trata-se de uma competição científica que contempla as várias vertentes das Ciências Biológicas e tem como tema Doenças Negligenciadas. Nas fases iniciais da OBB foram aplicadas provas de forma presencial, no auditório da própria unidade de ensino. As avaliações abordaram assuntos ligados às doenças modernas, tropicais, equatoriais, bioquímica aplicada, fisiologia e anatomia humana, além dos ciclos metabólicos.

Pela segunda vez, Jone Gonçalves, aluno da 3ª série do curso técnico em Informática, integra a equipe da Escola Profissional, localizada no Sertão Central. “Em 2023, participo novamente da OBB, esperando buscar resultados melhores ainda em relação a última edição. Nesse processo, a maior contribuição da olimpíada foi o conhecimento que poderá ser aproveitado nas provas do ENEM e a experiência em participar e criar uma rede de contatos acadêmicos que provavelmente servirá por toda minha vida de estudos”, explica o estudante.

No ano passado, Jone conquistou medalha de ouro na OBB e participou da Seletiva Internacional para Olimpíadas Internacionais. O jovem ressalta a importância das atividades realizadas pela escola para essa evolução. “Sempre participava dos aulões preparatórios proporcionados pelos professores que estão à frente do Time Olímpico, Rafael Saraiva e Renato Moreira. Fiquei bastante feliz em ver onde todo o empenho e esforço me levaram. Tanto por minha parte como por parte dos responsáveis pela preparação para a olimpíada”, frisa o jovem.

Conforme o professor Rafael Saraiva, um dos orientadores do Clube Olímpico da escola, os resultados são conquistados com o trabalho diário através de aulas e aulões extras, reforços, simulados e atividades complementares. “Tais ações pedagógicas somadas ao espírito competitivo dos estudantes da EEEP Antonio Rodrigues de Oliveira têm refletido nos resultados positivos nos torneios científicos nos cenários regional, estadual, nacional e internacional”, destaca o educador.

Sobre a OBB

Em sua XIX edição, a OBB é um projeto voltado para alunos do Ensino Médio, organizado pelo Instituto Butantan e apoiado pela Escola Superior do Instituto Butantan (Esib), com o intuito de promover e disseminar conhecimento nas áreas da Biologia.