Parceria entre Seas e SPS abrirá novos cursos para capacitar 400 jovens do sistema socioeducativo

20 de abril de 2023 - 16:31 # # # # #

Marconi Alves/Ascom Seas - Texto
Cecília Marques/Ascom Seas - Fotos

 

A parceria fortalecida entre a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) e a Secretaria da Proteção Social (SPS), dentro do Programa “Transformando Vidas”, ofertará novos cursos para capacitar 400 jovens em cumprimento de medidas no sistema socioeducativo do Ceará. Os cursos serão ministrados nos centros de internação de Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral.

A boa notícia veio à tona na reunião na manhã desta quinta-feira (20), com a presença do secretário-executivo da SPS, Paulo Guedes, acompanhado de profissionais do Núcleo de Iniciação Profissional (NIP/SPS); do superintendente-adjunto, Marçal Cunha; e coordenadores da Seas. O “Transformando Vidas” também dará oportunidade aos jovens e familiares oriundos do Programa de Oportunidades e Cidadania (POC).

A OSC Maria da Hora, que tem à frente os coordenadores Narcélio Holanda e Liliane Kelly será encarregada de organizar todo o programa estrutural dos cursos, tanto nas aulas téoricas quanto nas práticas, apresentando novas modalidades para profissionalizar os jovens e garantir maior facilidade para ingresso no mercado de trabalho. “Nosso material é de primeira qualidade. A partir de 8 de maio, estaremos já iniciando os primeiros cursos”, garantiu Narcélio.

Transformando Vidas

O secretário-executivo da Proteção Social, Paulo Guedes, afirmou que o Programa “Transformando Vidas” tem um potencial imenso e será aplicado da forma correta no sentido de ser ajustado para encontrar o caminho certo. “Não trabalho sozinho. A meta é colocar muitas cabeças para pensar. Esse somatório é importante. A Seas pode contar com a gente. Nossa equipe está disposta a ajudar muito mais nessa parceria”, prometeu Guedes.

A felicidade em fazer muito mais pelos jovens do sistema socioeducativo estava estampada no rosto do assessor técnico do eixo de profissionalização, Frans Beno, e da coordenadora de monitoramento e avaliação da Seas, Ana Cruz. Ambos fizeram reivindicações e sugestões para os técnicos da SPS, em busca do fortalecimento da parceria. Paulo Guedes fez as anotações precisas para atender às demandas do sistema socioeducativo.

A Seas também esteve representada na reunião pela coordenadora do Programa de Oportunidades e Cidadania (POC), Larissa Camerino, e pela assessora especial de diretrizes socioeducativas, Ana Paula Íris. Pela SPS, os coordenadores Robson Veras, Jéssica Sousa Alves, Maria Coeli Girão e Maria Luciene de Freitas.