Circula Ceará 2023 chega ao município de Crateús

24 de abril de 2023 - 17:01 # # # #

Ascom Secult - Texto
Divulgação - Foto

Em sua 13ª edição, de 24 a 29 de abril, o projeto da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, realizado em parceria com a Funarte, irá promover diversas ações e a circulação de artistas e grupos cearenses em Crateús, região dos Povos Tabajara, Potyguara, Kariri, Kalabaça e Tupinambá.

Depois de movimentar intensamente Tauá, no Sertão dos Inhamuns, o projeto Circula Ceará, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, realizado em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), chega à Crateús, uma das cidades mais antigas do Ceará, que se destaca pela Reserva Natural da Serra das Almas, sendo uma cidade-satélite com grande potência comercial, cultural, educacional e na área médico-hospitalar.

Oferecendo uma programação cultural diversa e gratuita e a circulação de artistas e grupos cearenses, entre os dias 24 e 29 de abril, a cidade de Crateús será transformada no palco do Circula Ceará. Nesse período, os espaços públicos e equipamentos culturais da cidade serão ocupados com diversos espetáculos, ações formativas, artísticas e institucionais em diferentes linguagens. Em maio, o projeto segue para as cidades de Viçosa do Ceará, na Serra da Ibiapaba, de 10 a 13/05, e Camocim, no Litoral Norte, de 24 a 27/05.

O Circula Ceará possibilita, a cada edição, o debate sobre políticas culturais, muita fruição artística, e dá continuidade às ações de difusão cultural em nosso estado. A abertura oficial em Crateús ocorre na quarta-feira (26), às 18h, na Câmara Municipal, com a apresentação da Banda de Música Municipal Expedito Paiva. Criada em 1994, o nome da banda é em homenagem ao notável músico e maestro Expedito Paiva (in memoriam). Funcionando como escola popular de música e oportunizando o ensino de música a crianças e jovens, além de realizar apresentações culturais reforçando a memória simbólica da tradição das bandas, a banda encontra-se em plena atividade, contando com cinco alunos aprendizes e 19 músicos em sua formação.

A abertura vai contar também com a apresentação do grupo de dança indígena Kariri Mandakaru e do professor, escritor, poeta e compositor Antonio Edmilson de Sousa Lopes, além de contar com a presença do Mestre Lucas Evangelista, mestre da cultura da literatura de cordel e cantoria de viola. Ainda na quarta-feira (26), haverá a abertura da exposição Foto-Síntese – Exposição Sol Nascente, por Galba Nogueira, na Estação Ferroviária de Crateús, na Praça Gentil Cardoso

Agenda institucional

As ações institucionais já têm início nesta segunda-feira (24), com atividades formativas e institucionais como visitas técnicas aos Pontos de Cultura da macrorregião; oficinas de Acessibilidade e Fotografia; visitas técnicas de acompanhamento e monitoramento das ações de contrapartida dos contemplados no edital “Toda Banda de Música é uma Escola”; Conversa Circula sobre Fomento à Cultura e à Lei Paulo Gustavo; Programa de Fortalecimento dos Sistemas de Cultura – PRO-SIEC: mecanismos de gestão, planejamento, fomento e participação social e o Encontro com Dirigentes Municipais de Cultura da macrorregião do Sertão dos Inhamuns com Secult Ceará e DiCultura.

O Circula apresentará ainda as pautas do Programa de Fortalecimento dos Sistemas de Cultura – Pro-Siec, sob as perspectivas e desafios do Ministério da Cultura. Na ocasião, serão debatidos e apresentados a Lei Paulo Gustavo, os Comitês de Cultura e o Sistema Nacional de Cultura. As agendas são voltadas aos dirigentes de cultura, parlamentares, conselheiros(as), artistas e coletivos culturais, lideranças comunitárias e demais agentes culturais, que atuam no campo cultural, sendo realizadas pelo MinC.

Programação Cultural

A programação cultural é composta pela intervenção urbana Arte – Sertão – Veredas, com Rafael Limaverde, no Muro da Pracinha da Cultura, por espetáculos teatrais, shows musicais, a Exposição Sol Nascente, por Galba Nogueira, os Espetáculos de Circo | Duas Catitas, com Milena Fernandes, e o Concerto para Batuta – Indo Onde O Povo Está, com Maurício Rodrigues na Quadra, os Concertos Musicais com a Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra, sob a regência do Maestro José Hélio Bezerra, e com a Orquestra Experimental de Brejo Santo, regida por Daniel Rocha, a Mostra Musical de Crateús, no Palco Circula (Praça da Matriz).

O Teatro integrará a programação cultural com o Espetáculo Os Miseráveis: O Óleo da Máquina, com Grupo Formosura de Teatro, a Dança com o Espetáculo Terreiros de Sol e Lua, com Grupo Vidança (Anália Timbó), no Teatro Maria Linete Oliveira Gomes (Pracinha da Cultura), a Cultura Popular vem representada pelos Mestres Serginaldo Lopes Circulando com sua Escola de Saberes, e pelo Mestre Expedito, apresentando o Caboco Eletrônico, no Palco Circula. A música ganha os palcos com o Show Na Raça, com Padêro MC, e o Show Viva, com Lídia Maria. A programação completa pode ser acompanhada no Instagram @circulace e @secultceara e pelo site www.secult.ce.gov.br.

Sobre o Circula Ceará

Promovendo uma programação cultural que passa pelos equipamentos culturais dos municípios, que correspondem a 14 macrorregiões do Ceará, o Circula Ceará leva ações a espaços abertos, para toda a população. Entre os objetivos do projeto também está a promoção da descentralização das políticas de fomento às artes da Secult Ceará.

O projeto conta com apresentações de 20 grupos de teatro, 25 grupos de música, 20 grupos de dança, 18 grupos de circo, 18 grupos de cultura popular e tradicional, além de 5 exposições fotográficas, 5 projetos de intervenção urbana, 15 oficinas de acessibilidade cultural e 15 rodas de conversa com autores cearenses, beneficiando 141 artistas e grupos cearenses, selecionados por meio de chamada.

O Circula Ceará é uma realização da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), em parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte), com apoio da Prefeitura Municipal de Crateús, parceria da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e Conselho Estadual dos Dirigentes Municipais de Cultura (DiCultura). A produção é da Assum Preto Produções.

Aqui em Crateús, o Circula conta também com o apoio das equipes da Pracinha da Cultura, do Teatro Maria Linete Oliveira Gomes, da Câmara Municipal de Crateús, da Biblioteca Pública Municipal Norberto Ferreira, do Tele-Centro, do Teatro Rosa Moraes, e do Ciec – Centro Integrado de Educação de Crateús, da Secretaria de Cultura de Crateús e da Prefeitura de Crateús. A produção é da Assum Preto Produções.

Próximas atividades do CIRCULA CEARÁ | 2023

Calendário dos espetáculos e atividades artísticas
10 a 13/05 – Viçosa do Ceará – Serra da Ibiapaba
24 a 27/05 – Camocim – Litoral Norte