Ensino superior no Vale do Jaguaribe será impulsionado com construção de Unidade de Pesquisa

25 de abril de 2023 - 14:04 # # # #

Eudes Brasil - Ascom SOP/Colaborou Ascom Uece - Texto
Ascom SOP - Foto

Com 86% das obras concluídas, a UPVale representa um importante investimento para cursos de pós-graduação da Fafidam/Uece em Limoeiro do Norte.

Dando continuidade ao fortalecimento do ensino superior e das atividades de pesquisa no interior do estado, o Governo do Ceará, através da Superintendência de Obras Públicas (SOP), avança na construção da Unidade de Pesquisa Vale do Jaguaribe (UPVale), localizada no município de Limoeiro do Norte.

O equipamento é o primeiro complexo de laboratórios da Uece no interior, contando com 14 laboratórios num total de 859 m² de área construída, dentro de uma área total de 4.700,7 m², no campus da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam). Voltada exclusivamente para a pesquisa, a unidade tem o objetivo de fomentar a ciência e a inovação no interior, beneficiando estudantes dos municípios que compõem a região jaguaribana.

A obra recebe investimentos de R$ 2,7 milhões do Tesouro do Estado. Os trabalhos são supervisionados pela Superintendência de Obras Públicas (SOP). A estrutura do prédio foi concluída e, atualmente, encontra-se na fase de acabamentos, restando a instalação de divisórias, instalação de forros, instalação de cabeamento para internet e a instalação do sistema de refrigeração das salas.

Investimento

“O Governo do Ceará tem uma política de investimentos que visa a melhoria da oferta da educação em nosso estado e o desenvolvimento econômico dessas regiões. A construção dessa estrutura vai ampliar as competências e proporcionar novas oportunidades aos estudantes universitários que residem no Interior”, afirma o superintendente adjunto de Edificações da SOP, Gadyel Gonçalves.

O campus atende estudantes dos municípios de Russas, Morada Nova, São João do Jaguaribe, Itaiçaba, Jaguaribe, Jaguaruana, Quixeré, Palhano, Alto Santo, Tabuleiro do Norte, Potiretama, Jaguaretama, Pereiro, Jaguaribara e Iracema, além de estudantes de outras regiões do estado e do Rio Grande do Norte. Essa grande abrangência faz da UPVale um equipamento importante para motivar a expansão da pós-graduação e o desenvolvimento da região.

“O equipamento é de fundamental importância para apoiar os dois programas já existentes: o Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino e o Mestrado Profissional em Ensino de Física, ambos em parceria com a Feclesc, campus da Uece em Quixadá. Os alunos da pós-graduação terão um espaço na UPVale para aprofundar os seus estudos que tratam de temáticas não apenas voltadas estritamente à questão educacional, como ambiental, socioeconômica e cultural da região do Vale do Jaguaribe”, afirma Maria Lucenir Jerônimo Chaves, diretora da Fafidam.

O equipamento também é uma estrutura de fortalecimento da pós-graduação stricto sensu, inclusive funcionando como plataforma para o crescimento dos cursos já existentes e criação de novas especializações em diversas áreas.

“A UPVale é uma iniciativa pioneira para o interior do estado, que eleva a qualidade da pesquisa e da formação de pesquisadores. Com os novos laboratórios, ampliam-se as possibilidades de pesquisa, com mais qualidade e, consequentemente, mais impacto social”, afirma o reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Hidelbrando dos Santos Soares.

A estrutura física do complexo é formada por um único bloco com salas que devem abrigar os laboratórios para a realização de atividades de pesquisa nas áreas de Educação e Ensino e de Ciências Exatas e também sala de coordenação, recepção, copa e banheiros. Na parte externa do complexo são disponibilizadas 24 vagas para carro, 54 vagas para motocicletas e bicicletas.

A Fafidam

A Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam), criada em 1966, atualmente tem oito cursos de licenciatura: Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras (Inglês e Português), Matemática, Pedagogia e Química.

O campus também possui dois cursos de mestrado acadêmico: Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) – realizado em parceria com a Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, unidade da Uece em Quixadá, e o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF).

Somente nesses dois programas de pós-graduação são cerca de 70 alunos que estarão na UPVale contribuindo nos projetos de pesquisas vinculados aos professores. Além disso, a unidade será utilizada para iniciação à pesquisa da graduação e bolsistas do curso de extensão, que somam mais de 200 alunos utilizando os laboratórios para desenvolver ou colaborar nos projetos de pesquisa stricto sensu.

“É um momento muito feliz para nós, alunos dos mestrados da Fafidam, contar com esta política de favorecimento aos estudos ofertado pela Uece, por meio da UPVale. A materialização desse equipamento significa mais valorização e oportunidades para os atuais e futuros discentes destes programas de pós-graduação”, define Ana Valéria Galvão Lima, aluna do curso de Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE).