Secult, SPS e Defesa Civil lançam campanha Ingresso Solidário para promover segurança alimentar

25 de abril de 2023 - 16:44 # # #

Ascom Secult - Texto e foto

A Secretaria da Cultura (Secult), a Secretaria da Proteção Social (SPS) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará, unem forças em prol da segurança alimentar da população cearense. Visando amenizar os efeitos das fortes chuvas que vêm afetando todo o estado, a Secult Ceará lança, na sexta-feira (28), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a campanha Ingresso Solidário, uma ação de arrecadação e doação de alimentos nos eventos culturais da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), realizada em parceria com a SPS e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará.

O lançamento oficial da campanha acontecerá no próprio dia 28, às 18h30, no Teatro do Dragão do Mar, que recebe um show do cantor Fausto Nilo, uma das apresentações em celebração ao aniversário do Dragão do Mar. Para o lançamento, a primeira-dama Lia de Freitas estará presente, iniciando o movimento social integrado entre as secretarias, potencializando a atuação em rede em prol do bem-estar e cidadania. A campanha Ingresso Solidário tem o propósito de arrecadar alimentos não perecíveis nos grandes eventos culturais do Estado. “Somaremos todos os esforços, tendo como prioridade o combate à fome no Estado do Ceará, assim como determinado pelo Governador Elmano de Freitas”, destacou a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela.

Primeira arrecadação

A primeira arrecadação da campanha Ingresso Solidário acontece na mesma sexta-feira (28), na reabertura da Praça Verde do Dragão do Mar, com o show “Mar de Liberdade”, que espera reunir 4 mil pessoas na onda solidária. Na sequência, as doações seguem no domingo (30), com ponto de coleta na Estação da Artes, onde acontece, pela manhã, o Domingo na Estação.

A parceria com a SPS vem a partir da experiência que a pasta já possui com essa temática, como o Projeto Mais Nutrição, que compõe o programa Mais Infância Ceará, ajudando a combater o desperdício de alimentos e promovendo a segurança alimentar e nutricional de milhares de cearenses em situação de vulnerabilidade social. O Mais Nutrição já contemplou cerca de 405 mil cearenses com a doação de 2.800 toneladas de alimentos. São cerca de 30 mil pessoas beneficiadas com doações de frutas, legumes, verduras, polpas e mix de alimentos. “A Secretaria da Proteção Social participa dessa campanha disponibilizando a experiência do Mais Nutrição na entrega de alimentos à população mais vulnerável. Cuidaremos da logística dessa distribuição, sempre dialogando com os municípios e fazendo o possível para que as doações cheguem o mais rápido possível às famílias que mais precisam”, destaca o secretário executivo da Infância, Família e Combate à Fome, Caio Cavalcanti.

Com essa campanha, a Secult vai integrar as ações de apoio e suporte emergencial para as famílias em situação de risco que têm sofrido com a calamidade provocada pelo excesso de chuva, e vai também servir de prática para a participação da secretaria no Programa Ceará sem Fome.“Será uma experiência importante para impulsionarmos o sentimento de solidariedade tão comum no povo cearense e para anteciparmos algumas iniciativas que irão compor a estratégia geral do programa Ceará Sem Fome nos próximos meses”, destaca o coordenador do Programa Ceará Sem Fome, Cícero Cavalcante.

A campanha Ingresso Solidário da Cultura do Ceará arrecadará alimentos nos eventos da Rece, sendo uma ação que conta também com a parceria do Instituto Dragão do Mar (IDM) e do Instituto Mirante, que são as Organizações Sociais habilitadas para gerir parte dos equipamentos culturais da Secult.

Logística

Para realizar essa ação, a Campanha – Ingresso Solidário contará com a experiência tanto da SPS, como do Corpo de Bombeiros Militar, por meio da Coordenadoria Estadual de Proteção e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará. “A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEDEC) é um instituto pertencente à estrutura do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará e tem a importante tarefa de planejar e operacionalizar um conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais, reabilitadoras e reconstrutivas, destinadas a evitar desastres ou minimizar seus impactos para a população. É um importante sistema de articulação com os diversos entes estaduais e municipais, e principalmente com a sociedade, a Defesa Civil vem incansavelmente trabalhando para restabelecer a normalidade social dos municípios que foram atingidos pelos impactos provocados pelas chuvas intensas, resultando em centenas de famílias desabrigadas e desalojadas que necessitam de insumos. A CEDEC participará no apoio logístico, junto à SPS, na coleta, armazenamento e distribuição do material às áreas mais atingidas”, explica o coordenador estadual de Defesa Civil, Tenente Coronel Haroldo Gondim.

Serviço

Lançamento Campanha Ingresso Solidário
Arrecadação de Alimentos em prol da Segurança Alimentar
Dia 28/04, às 18h30, no Teatro do Dragão do Mar