Seminário Negros na Piscina reativa na Pinacoteca a discussão sobre outra paisagem social do Brasil a partir dos corpos pretos

25 de abril de 2023 - 09:42 # # # #

Ascom Pinacoteca do Ceará - Texto
Lia de Paula e Marilia Camelo - Fotos

A Pinacoteca do Ceará realiza dias 28 e 29 de abril de 2023, de 15h às 20h, o seminário “Negros na Piscina”, como forma de reativar a discussão, importante e necessária, em torno das questões levantadas na exposição de mesmo nome, em cartaz até maio, no Pavilhão Expositivo 1. Serão 80 vagas abertas ao público. As inscrições são gratuitas, on-line e serão abertas na terça-feira (25).

O seminário discute, amplifica e partilha questões presentes nas muitas obras que fazem parte da exposição Negros na Piscina, concebida para o Fotofestival Solar e composta de imagens, gestos e histórias que desejam construir uma nova paisagem social e afetiva do Brasil, em que corpos pretos, indígenas e travestis – e tantos outros corpos minorizados – tenham direito a trabalho e a descanso. “Uma paisagem que não seja marcada somente por dor e dano, mas também por contentamento e cura. Por beleza – expressão de resistência e motor de invenção”, escrevem os curadores Moacir dos Anjos e Fabiana Moraes, que também estão à frente do seminário.

“Em quatro mesas-redondas, artistas e curadores vão falar de seus trabalhos, de suas ambições e de seus tropeços. E, para celebrar esse mergulho, uma festa encerra a programação, pois dançar é também fazer política”, acrescentam.

Sobre a exposição

A “Negros na Piscina” fica em cartaz até maio e reúne 210 trabalhos de cerca de 60 artistas brasileiros de diferentes linguagens artísticas e se refere a uma outra paisagem de Brasil. Segundo os curadores, “uma paisagem que não existe ainda, mas que está sendo construída por muita gente. Paisagem social e afetiva em que corpos pretos, indígenas e travestis, entre outros vários igualmente negros, possam ter direito a trabalho e a descanso. E a muito mais. Uma paisagem em que lhes caiba e lhes pertença uma possível felicidade – coisa abstrata à qual é dada concretude por quem a busca”.

Acompanhe a programação do Seminário:

Sexta-feira, dia 28 de abril.

15h – Abertura

15h30 – Mesa 1 – Sertões, metrópoles: reolhar as periferias, com Géssica Amorim (PE) e Marlon Diego (PE). Mediação: Demitri Túlio (CE)

18h – Mesa 2 – A memória de Fortaleza nos álbuns de família do Poço da Draga, com Felipe Camilo (CE), Álvaro Graça Jr. (CE), Ivoneide Gois (CE) e Djeyne Rudolf (CE).

 

Sábado, dia 29 de abril.

15h – Mesa 1 – A dimensão eterna de um elogio , com Neon Cunha (SP) e João Bertholini (SP). Mediação: Bruno de Castro (CE).

16h30 – Mesa 2 – A vida que confronta a colonialidade, com Fabiana Moraes e Moacir dos Anjos

18h – Baile Preto com Luiza Nobel, na Estação das Artes, em parceria com o Fotofestival Solar

SERVIÇO

O que? Seminário Negros na Piscina

Quando? 28 e 29 de abril de 2023, de 15h às 20h

Onde? Auditório da Pinacoteca do Ceará (rua 24 de Maio, s/n, Praça da Estação, Centro)

Como? Inscrições prévias a partir do dia 25, em link que será divulgado no perfil da Pinacoteca do Ceará no instagram (80 vagas)