Técnicos da Sesporte participam de formação técnica pela CBTARCO, no Rio de Janeiro

25 de abril de 2023 - 15:30 # # # #

Ascom Sesporte - Texto

A proposta é implantar a modalidade nos núcleos do Esporte em 3 Tempos

De 17 a 23 de abril, a Secretaria do Esporte (Sesporte), por meio de seus técnicos, participou da semana de formação técnica pela Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTarco), no Centro de Treinamento, no Rio de Janeiro.

“A formação dos técnicos foi de extrema importância para fomentar a modalidade em nosso estado”, ressaltou o secretário do esporte, Rogério Pinheiro.

Os técnicos conheceram a modalidade desde a história, fundamentos e conceitos técnicos básicos, técnicas avançadas de tiro com arco olímpico, oficina de flechas, oficina de cordas, práticas de tiros e outros temas.

A visita a Confederação Olímpico Brasileiro (COB) foi o ponto de partida da semana de formação, quando os técnicos vivenciaram o desenvolvimento do alto rendimento, estrutura, treinamento de atletas e equipe multidisciplinar para as modalidades olímpicas.

“Foi um momento rico de aprendizado em que vivenciamos uma semana inteira de formação e nos fortaleceu para levar a modalidade para nosso estado. O tiro com arco tem uma dimensão imensa. Eu, enquanto professora de Educação Física, voltei fortalecida e apaixonada pela modalidade”, afirmou a técnica da Sesporte, Renata Alves.

Para a técnica, Géssica Alexandre, o momento foi enriquecedor para os profissionais. “Vivenciar a modalidade nos abriu horizontes para conseguirmos planejar, executar ações e difundir a modalidade no Ceará com propriedade além de fortalecer o diálogo com a federação estadual com apoio da Confederação Brasileira de Tiro com Arco. Foi enriquecedor para nós como profissionais e a representação estadual foi de grande valia”.

A proposta é implantar a modalidade tiro com arco nos núcleos esporte em 3 tempos, capacitar 40 professores para difundir a modalidade e implantar nos jogos escolares com a realização de seletiva para que os alunos de 15 a 17 anos possam competir na etapa nacional dos Jogos da Juventude, realizado pelo COB.