Baile Preto, Dia do Ferroviário, Capoeira Angola e mais: fim de semana na Estação das Artes reúne atividades gratuitas e abertas ao público

26 de abril de 2023 - 17:08 # # #

Ascom Estação das Artes - Texto
Divulgação - Foto

A Estação das Artes — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante — encerra o mês de abril com uma programação diversificada em parceria com demais equipamentos do Complexo. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

A Oficina de Técnicas de Monotipia com tinta a óleo, com Nayana Camurça, abre a programação nesta quinta-feira (27), a partir das 18h, na Kuya – Centro de Design do Ceará. A monotipia é um processo híbrido que une características visuais da gravura, desenho e pintura — o objetivo da oficina é apresentar a técnica e suas particularidades, que são monotipia aditiva, monotipia subtrativa e monotipia de transferência. As vagas foram previamente divulgadas e preenchidas, mas, caso haja desistências, as inscrições serão reabertas na data.

Na sexta-feira (28), o show “Antologia da flauta”, com Calíope Quarteto, inicia a noite de atividades às 17h. O grupo celebra a presença da flauta na música popular nacional com a execução de clássicos do repertório variado de choros, sambas, baiões, frevos, polcas e maxixes em arranjos originais para o instrumento. Já às 18h, o duo Letícia Marram & Paulo Maurício sintetiza a qualidade da nova geração de instrumentistas cearenses com um espetáculo de violão de sete cordas e clarinete.

Para encerrar a programação de sexta, a artista sabrina, sabe? ocupa o palco com o show “Faz Acontecer”, uma apresentação autoral com influência dos gêneros rap, pop, indie, reggae e rock. O pocket show marca a estreia da carreira solo da cantora.

Baile Preto

Neste sábado (29), o Baile Preto desembarca na Gare da Estação das Artes para encerrar a programação do seminário “Negros na Piscina”, realizado pela Pinacoteca do Ceará nos dias 28 e 29 de abril. O seminário partilha questões presentes nas obras que fazem parte da exposição Negros na Piscina, concebida para o Fotofestival Solar em dezembro último.

Antes, o espetáculo “É a Barraca do Fraqueza”, com Daniel Noronha, inicia a programação com uma obra circense sobre o universo das feiras públicas de Fortaleza às 17h. A partir das 18h, DJ Lolost — residente na Festa Crioula e no Coletivo Mátria — solta o som. Às 19h30, Luiza Nobel ferve o palco com toda a ancestralidade dançante do Baile Preto. A programação completa do seminário Negros na Piscina está disponível no site da Pinacoteca do Ceará, equipamento que integra o Complexo Cultural Estação das Artes.

Dia do Ferroviário

O tradicional Domingo na Estação, nesta semana, chega ao público repleto de atrações em alusão ao Dia do Ferroviário. Em 30 de abril de 1854, há 169 anos, inaugurou-se a primeira linha ferroviária do Brasil: a Estrada de Ferro Petrópolis (ou Estrada de Ferro Mauá). Agora, o Museu Ferroviário João Felipe comemora a data com atividades culturais voltadas aos ferroviários e demais interessados.

Das 9h às 9h30, uma ação comunicacional com o telégrafo Chagas Pinto utilizando o Código Morse será realizada na Gare da Estação das Artes. A partir das 9h30, a Kuya – Centro de Design do Ceará exibe o documentário inédito “Ferroviários: museu e objetos da memória” (41m), com debate com a diretora Lilia Moema, a roteirista Lana Soraya e demais técnicos da produção. Das 10h30 ao meio-dia, o debate “O Museu que queremos: propostas para o Plano Museológico” reúne representantes do Instituto Mirante, Iphan, Secult, AERVC e AFAC.

Na Gare da Estação das Artes, paralelamente, a programação concentra duas atividades: das 9h às 11h, o grupo Atitude apresenta a Capoeira Angola; e das 11h às 12h, o espetáculo “Estudo de Jazz: o Jovem Piano do Uirá”, com Uirá Carvalho de Oliveira, interpreta temas consagrados da história do jazz que tiveram importantes registros e interpretações ao longo do século XX. A programação é uma parceria com o Sesc Ceará.

O Mercado AlimentaCE segue com as feiras na programação do fim de semana e a pintura infantil também acontece de 9h às 12h para a criançada.

Serviço

Final de semana na Estação das Artes
Dias 27 a 30 de abril
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro
Entrada gratuita e aberta ao público.
Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas alcoólicas em recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.
Mais informações: Site  Instagram @estacaodasartes

Programação completa

Quinta (27)

12h – Abertura do equipamento
18h às 21h – Oficina de Técnicas de Monotipia com tinta a óleo, com Nayana Camurça

Outros espaços:

12h às 20h
Exposição da Plataforma da Estação e “Memórias da Estação”

12h às 20h
Exposição “Ferrovia em Miniatura” (entrada pela Afac)

Sexta (28)

12h – Abertura do equipamento
17h – Show “Antologia da flauta”, com Calíope quarteto
18h – Show Letícia Marram & Paulo Maurício Moura
19h – Show “Faz Acontecer”, de sabrina, sabe?

Outros espaços

12h às 20h
Exposição na Plataforma da Estação e “Memórias da Estação”

12h às 20h
Exposição “Ferrovia em Miniatura” (entrada pela Afac)

Sábado (29)

16h – Abertura do equipamento
17h às 17h30 – Espetáculo “É a Barraca do Fraqueza”, com Daniel Noronha (símbolo de Libras)
18h às 19h30 – DJ Lolost
19h30 às 21h – Baile Preto, com Luiza Nobel

Outros espaços

9h às 15h
Exposição “Ferrovia em Miniatura” (entrada pela Afac)

16h às 21h
Exposição na Plataforma da Estação e “Memórias da Estação”

16h às 21h
Feira gastronômica do Mercado AlimentaCE

Domingo (30)

9h às 12h – Pintura infantil
9h às 11h – Capoeira Angola, com grupo Atitude
11h às 12h – Espetáculo “Estudo de Jazz: o Jovem Piano do Uirá”, com Uirá Carvalho de Oliveira (Parceria Sesc), celebrando o Dia Internacional do Jazz.

Outros espaços:

9h às 12h30
Lançamento do documentário “Ferroviários: museu e objetos da memória” (41m). Debate “O Museu que queremos”: propostas para o Plano Museológico, na Kuya – Centro de Design do Ceará.

9h às 13h
Exposições na Plataforma da Estação e “Memórias da Estação”

9h às 13h
Feira gastronômica e agroecológica do Mercado AlimentaCE

9h às 15h
Exposição “Ferrovia em Miniatura” (entrada pela Afac)