“Calçada do Riso”: TJA abre as portas para o humor dentro da Temporada de Arte Cearense (TAC)

26 de abril de 2023 - 16:35 # # # #

Ascom TJA - Texto
Divulgação - Foto

Entre abril e maio, irão se revezar na Calçada quatro projetos: “3X Humor”, “Humor na Veia”, “Humorsicando” e “É Jovem, É Nóis, É Humor”

O Theatro José de Alencar (TJA), equipamento público da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), tem o prazer de lançar o projeto “Calçada do Riso”, com programação gratuita de humor durante o fim de tarde de Fortaleza. A iniciativa tem como objetivo promover a linguagem do humor dentro dos variados espaços. Nesta primeira edição, temos como parceiros quatro projetos que foram aprovados no edital da Temporada de Arte Cearense 2022 (TAC): “3X Humor”, “Humor na Veia”, “Humorsicando” e “É Jovem, É Nóis, É Humor”. Conheça um pouco mais:

3x Humor

Leide Daiane, Zuleica e Arroxadinha Bocão farão um apanhado de piadas sobre o dia-a-dia dos costumes do povo cearense. Humor regado a boas piadas para descontrair a dura realidade dos dias atuais. Esses artistas são assíduos trabalhadores da cultura e estão cientes do projeto.

O “3 x humor” não tem a ingenuidade de pressupor um povo ingênuo. Antes de tudo, por ser uma criação individual (coletivo) por artistas do povo e que alimenta sua construção estética pela desinibição sobre sua condição de povo. O mais importante, porém, neste projeto, é exatamente o que ele tem a receber, a dialogar com as massas das periferias urbanas. Com os tantos indivíduos que a compõem, cada qual ao seu jeito.

Humor na Veia

O humorista “Veia Cômica” tem um repertório recheado de piadas para todos os gostos. O repertório de piadas, do Veia Cômica, tem como objetivo principal respeitar os diferentes tipos de público. Explicando: O show de piadas do Veia Cômica é recomendado para todas as idades. Além de humorista-piadista, “Ernesto Martins” como é conhecido o “Veia Cômica”, é também professor, mas preferiu seguir a carreira artística.

Como todo humorista, inicia a carreira artística sendo engraçado na família, rodas de amigos, mesas de bar e restaurantes por onde passava o Veia Cômica, não é diferente. O “Veia Cômica” venceu, nos anos de 2007, 2008 e 2017, o Festival de Mentiras o qual acontece todos os anos, idealizado e organizado pelo Escritório do Riso. Menciona-se também participações em diversos programas em emissoras de televisão e rádio local, e em rede nacional como o programa “Show do Tom” na Rede Record.

Humorsicando

Com experiência de mais de 20 anos em sua empreitada humorística, inquieto e antenado com as tendências deste mercado, Gil Soares inova com seu mais novo projeto, o “Humorsicando”. Nesta proposta, o artista apresenta toda sua maturidade e versatilidade artística. Apresenta-se de cara limpa (estilo stand up comedy) no espetáculo que é um misto de humor (performances cômicas, textos engraçados que retrata situações do cotidiano (piadas, termos e expressões populares, sotaques, dialetos…) e músicas de cunho engraçado, de vários gêneros, que vai do forró ao rock.

A sonoplastia e as interpretações das músicas são feitas ao vivo com a banda, sempre interagindo com a plateia. “Humorsicando” representa a molecagem cearense em várias nuances, como o humor genuíno do povo nas ruas, os trejeitos (popularmente conhecido por mungangos)… Enfim, é um espetáculo multifacetado que, além de levar alegria, fomenta a cultura da “gaiatice genuinamente cearense” e o sentimento de pertence do povão ao assistir e interagir no espetáculo que tem a sua cara, que expressa alegria apesar das adversidades.

É Jovem, é Nóis, é Humor

Adriano dos Santos é humorista e produtor cultural de Maracanaú/CE, intérprete do conhecido Fêi que Dói, figura que vem se destacando no cenário humorístico cearense, a partir das conquistas em festivais e trabalhos artísticos realizados. A partir dos shows pelo Ceará, ao longo da sua história foram inseridas contratações para diversos tipos de locuções, programas de TV, participações em programas nacionais e locais, quadros para TV e YouTube, assim como produções de vários eventos.

Hoje, com o show “É Jovem, É Nóis, É Humor”, o matuto da cara engraçada provoca com hilárias histórias, piadas e interações, o riso de quem o vê. Um espetáculo preparado para todas as idades, onde o foco é, através do bom humor cearense, causar mais leveza e jovialidade no povo todo.

Sobre a TAC

A Temporada de Arte Cearense (TAC) é uma ação da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

Serviço

Temporada de Arte Cearense (TAC) apresenta: “Calçada do Riso”
Quando: “3x Humor” e “Humor na Veia” – dias 19 e 28 de abril; 3 e 12 de maio / “Humorsicando” e “É Jovem, é Nóis, É Humor” – dias 25 e 26 de abril; 5 e 10 de maio
Local: Calçada do Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro)
Horário: 17h às 18h30
Classificação: Livre
Gratuito