Ceará e União dialogam sobre o Sistema Nacional da Promoção da Igualdade Racial

26 de abril de 2023 - 16:01 # # #

Sara Sousa

Uma comitiva de gestores da Secretaria da Igualdade Racial do Ceará (Seir) viajou a Brasília para dialogar com representantes do Ministério da Igualdade Racial (MIR) e conhecer as atualizações do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). A secretária titular da Seir, Zelma Madeira, a secretária executiva Martír Silva, junto com a coordenadora especial de Igualdade Racial, Wanessa Brandão, apresentaram ao Ministério a secretaria de mesma temática recém-criada no Ceará. O encontro ocorreu na tarde desta terça-feira (25). As gestoras seguem com compromissos em Brasília ao longo da semana, junto a outros ministérios e instituições com pautas pertinentes à temática racial.

A comitiva da Seir foi recebida pela secretária de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), Iêda Leal, momento em que foi apresentada a estrutura e objetivos da pasta da Igualdade Racial do Ceará. Durante a visita institucional, Iêda Leal apresentou o Sistema Sinapir para a equipe da Seir e falou da reformulação do sistema. Também participaram da reunião a secretária executiva do MIR, Roberta Eugênio, e a representante do governo do Ceará em Brasília, Fernanda Salles.

Conforme a secretária Zelma Madeira, o cumprimento da agenda em Brasília junto aos ministérios, instituições e diálogos com deputados é importante para aproximar e alinhar as ações voltadas para a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo. Nesta primeira reunião, a secretária Zelma Madeira destacou a importância do trabalho desempenhado pelo Sinapir. “A reformulação do Sinapir é importante para dar mais adesão e integração dos estados e municípios. Enquanto secretaria Estadual, nós da Seir nos prontificamos a contribuir com os alinhamentos necessários e orientações conjuntas”, disse.

Sinapir

O Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) é o sistema que permite a articulação do Governo Federal com estados e municípios para implementação de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades étnicas no país. O Sinapir conta com a adesão do Distrito Federal, 22 estados e 91 municípios. O Estado do Ceará é membro do Sinapir desde 2017.

Para a secretária executiva, Martír Silva, a reunião foi bastante produtiva e oportuna para que o Ceará apresentasse as políticas já existentes de enfrentamento ao racismo no Ceará, e a perspectiva de ações futuras. “Foi uma reunião muito boa que nos fortalece, ao mesmo tempo vemos o Brasil se voltando para as políticas de igualdade racial e enfrentamento ao racismo”.