Projeto São José realiza capacitação para uso de sistema da FAO

26 de abril de 2023 - 16:06 # # #

Rones Maciel - Ascom PSJ - Texto

Técnicos e empresas consultoras do Projeto São José (PSJ) participaram da capacitação para uso do sistema Rural Invest, no período de 10 a 21 de abril, em Fortaleza. A capacitação teve o objetivo de apresentar a plataforma e qualificar técnicos do projeto para uso da ferramenta na elaboração de planos de negócios e de investimentos das 250 Organizações da Agricultura Familiar (OAFs) do PSJ IV.

A formação foi dividida em dois grupos, com carga horária de 40 horas/aula cada, sendo um específico para equipe técnica da componente de Inclusão Econômica Sustentável, áreas sociais do PSJ e Ematerce. O segundo grupo contou a participação das empresas que irão realizar o diagnóstico nas 250 organizações beneficiadas na nova fase do projeto.

A capacitação foi facilitada pelos técnicos Felipe Guedes e Gabriel Zimath, credenciados pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – FAO.

O curso presencial foi o segundo momento da formação, sendo realizado no primeiro de forma on- line, com conteúdo técnico e avaliações de conhecimento.

O gerente do componente produtivo do PSJ, João Nogueira, reforçou a importância da capacitação para qualificar o serviço do PSJ e seus consultores. “O Projeto São José tomou a decisão de utilizar o sistema Rural Invest para a elaboração dos projetos produtivos do PSJ IV. Inicialmente, só existia o programa nas versões inglês e espanhol, sendo trazido para o português a partir dos recursos do PSJ IV”, destacou.

Sistema Rural Invest

Plataforma desenvolvida pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – FAO para facilitar na elaboração de planos de negócios de investimentos rurais sustentáveis, em vários países do mundo.