Seminário convida setor cultural do Ceará para debate sobre publicações independentes, na Kuya – Centro de Design do Ceará

26 de abril de 2023 - 16:38 # # #

Gabriela Farias - Ascom Centro de Design do Ceará - Texto
Thiago Matine - Fotos

O Seminário de Publicações Independentes do Ceará acontece nos dias 27, 28 e 29 de abril e terá exibição do documentário “Ceará Marginal”

Convidando editores, autores e artista para debates sobre os processos das publicações independentes, a Kuya – Centro de Design do Ceará — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte — realiza em parceria com a Produtora Cultural Monstra, o Seminário de Publicações Independentes no Ceará que acontece nos dias 27, 28 e 29 de abril, das 17h às 20h, na escadaria da Kuya.

O evento será dividido em três dias com bate-papo com as artistas convidadas e a exibição do documentário “Ceará Marginal”. Entre as pessoas convidadas estão: Guabiras, Klévisson Viana, Bianca Ziegler, Uirá dos Reis, Anna K. Lima e Fernanda Meireles.

São editores, autores e artistas que recorreram à autopublicação em busca de liberdade, que criaram individualmente ou em grupo, os meios de propagar suas ideias e obras. Iniciativas diversas como as de jornais libertários ainda no período de reabertura política do Brasil, jornais que lutaram pela afirmação da cultura popular, revistas literárias, boêmias, comportamentais, quadrinhos underground, fanzines sobre a cena do rock, ideais anarquistas e selos editoriais autônomos são exemplos da diversidade de propostas editoriais.

O documentário “Ceará Marginal”, que será exibido no evento, aborda a cena cultural das publicações independentes produzidas em solo cearense. Além de apresentar um recorte, da década de 1970 aos dias atuais, por meio de depoimentos de artistas que produziram suas próprias publicações, criando uma cena à margem do circuito oficial.

O Seminário de Publicações Independentes no Ceará acontece nos dias 27, 28 e 29 de abril, a partir das 17h, na escadaria da Kuya – Centro de Design do Ceará (Rua Senador Jaguaribe, 55, Moura Brasil), sempre com um bate-papo com editores independentes e a exibição do filme. A entrada é gratuita e aberto ao público.

“Ceará Marginal”

O documentário foi dirigido pelo cearense Weaver Lima, artista que nos anos 90 integrou o Seres Urbanos – grupo de fanzineiros que é uma referência no circuito

underground brasileiro; e nos 2000, criou o coletivo MONSTRA, que atualmente funciona como uma produtora cultural especializada em projetos de arte (exposições, publicações e filmes). A ideia do documentário nasceu da vontade de pesquisar a produção independente do Ceará.

Realizado em meio à pandemia de Covid-19 durante o ano de 2021, o processo de pesquisa do documentário mapeou quase uma centena de iniciativas no universo da produção gráfica independente cearense. Foram selecionados e entrevistados 30 artistas, resultando em mais de 50h de gravação.

Sobre a Kuya

A Kuya – Centro de Design do Ceará é um equipamento inaugurado em dezembro de 2022, que fomenta o pensamento de design no Ceará com atividades voltadas para difundir os conceitos e possibilidades da linguagem. O equipamento está localizado na rua Senador Jaguaribe, 55, dentro do Complexo Cultural Estação das Artes, no bairro Moura Brasil, próximo ao Centro de Fortaleza.

O nome “Kuya” vem de um objeto ancestral de muitos usos que solucionam questões do dia-a-dia. Assim, procuramos atuar usando o pensamento de design na construção da cultura cearense, aliando inovação, ancestralidade, meio ambiente e cultura. Por meio de editais e formações, o equipamento visa abraçar as produções em design de todo o Estado.

Serviço

Seminário de Publicações Independentes no Ceará
Local: Kuya – Centro de Design do Ceará (Rua Senador Jaguaribe, 55, Moura Brasil, Fortaleza/CE)
Dias: 27, 28 e 29 de abril de 2023
Horário: 17h às 20h
Atividade gratuita e aberta ao público

Programação

Quinta-feira, 27 de Abril:
17:00 – Bate-papo com Guabiras e Klévisson Viana
18:30 – Exibição do filme Ceará Marginal (Documentário.1h23min. Brasil. 2021)

Sexta-feira, 28 de Abril:
17:00 – Bate-papo com Bianca Ziegler e Uirá dos Reis
18:30 – Exibição do filme Ceará Marginal (Documentário.1h23min. Brasil. 2021)

Sábado, 29 de Abril:
17:00 – Bate-papo com Anna K. Lima e Fernanda Meireles
18:30 – Exibição do filme Ceará Marginal (Documentário.1h23min. Brasil. 2021)