Governo do Ceará assina memorando do programa Rede de Desenvolvimento do Esporte com o Ministério do Esporte

27 de abril de 2023 - 15:04 # # #

Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Helene Santos - Fotos

Após visita ao CFO, governador Elmano de Freitas e ministra Ana Moser assinaram documento

A ministra do Esporte, Ana Moser, esteve, nesta quinta-feira (27), em Fortaleza, para uma série de eventos relacionados a esportes na capital cearense. Acompanhada do governador Elmano de Freitas e do secretário dos Esportes, Rogério Pinheiro, a ministra visitou o Centro de Formação Olímpica (CFO) e assinou um memorando visando investimentos na área esportiva no Estado.

O memorando assinado prevê a implantação do projeto piloto do programa Rede de Desenvolvimento do Esporte, um pacto com o Estado para levar o esporte a quem não tem acesso.

“Nós temos uma ministra absolutamente comprometida com o esporte, e que temos a compreensão, pela a sua história, que ela expressa do entendimento do esporte. A importância que ele tem no alto rendimento, mas também a importância que ele tem para as nossas comunidades, para a nossa saúde, para as nossas famílias”, pontuou o governador Elmano de Freitas.

Com o objetivo de induzir e fomentar a prática de atividade esportiva para a vida, formal e não-formal, por toda a população. O projeto terá como foco a redução do sedentarismo, melhoria das condições de mobilidade e a busca pelos demais benefícios físicos, sociais e psicológicos proporcionados pelo esporte.

“A minha intenção aqui, como uma nova ministra, de um ministério renovado, é cumprir uma missão que foi dada pelo presidente Lula, de querer fazer uma revolução no esporte do Brasil”, destacou a ministra do Esporte, Ana Moser. “Então, nós estamos hoje aqui com o governador para assinar um memorando de intenção e, dessa forma, nos juntarmos para desenhar estratégias e buscar os apoios necessários e trazer recurso novo pro esporte. Então, viemos aqui para aprender, para construir juntos e levar [o Ceará] como uma referência para outros lugares do Brasil”, explicou.

Junto ao governador e à ministra, o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro, fez questão de endossar o seu orgulho pelo equipamento que promove a formação esportiva de mais de mil pessoas mensalmente, e a importância do momento. “Trazer a ministra do esporte [ao Ceará], depois de dez anos sem a visita de um ministro do esporte ao nosso estado, é muito importante. Ainda mais, quando é para firmar essa parceria para a implementação da Rede de Desenvolvimento do Esporte em todo o país. São anos de muita esperança para o esporte cearense”, declarou.

Ação junto aos jovens

Sendo o equipamento esportivo mais completo do Estado, o CFO promove a formação esportiva de 1.500 pessoas mensalmente, no total entre parcerias e atividades do CFO, via contrato de gestão, incluindo crianças e adolescentes de oito a 19 anos, prioritariamente de baixa renda.

Uma das pessoas que utiliza o espaço do CFO é o Leonardo Rios, de 15 anos. Apaixonado por esporte desde que “se entende por gente”, viu no CFO a oportunidade de seguir o sonho de ser jogador de futsal profissional.

“Treinar aqui é diferente, já treinava em outros lugares e há quatro meses estou aqui, mas agora eu me sinto um atleta. Aqui temos foco, temos objetivo, se não treinar focado não joga. Assim eu me sinto um jogador de verdade”, contou. “Eu gosto muito de estar aqui”, completou. O atleta treina quatro dias por semana e está ansioso pela sua primeira competição defendendo a camisa do CFO, que acontecerá em Maio.

Atualmente 16 modalidades esportivas estão ativas no espaço, são elas: futsal, vôlei, basquete, badminton, natação, salto ornamental, ciclismo, ginástica artística, vôlei de praia, rugby, futebol, taekwondo, breaking, boxe, karatê e levantamento de peso.

“Dá orgulho de vir aqui, com a ministra, e ver um equipamento com a qualidade que nós temos aqui”, ressaltou o governador Elmano de Freitas, enquanto visitava o equipamento esportivo.

Atleta de Alto Rendimento

A Carol Navarro, ou B-Girl Carolzinha, como prefere ser chamada, é uma das atletas de alto rendimento que utilizam o espaço do CFO para treinar. Apaixonada por breaking dance desde os 12 anos, hoje, com 27 anos, é uma das cotadas para representar o Brasil na Olimpíada de Paris.

“Antes, a gente treinava nas praças, ter esse equipamento para utilizarmos é muito importante. Ajuda a evoluir, e muito mais rápido”, contou a atleta. Carol usa o espaço duas vezes por semana, durante duas horas e meia, para treinar a parte mais acrobática do breaking. De acordo com a atleta, esse tipo de espaço para essa modalidade ainda é escasso em outras partes do país, o que deixa ela mais próxima de seu objetivo.

“Aqui, estamos sendo meio que privilegiados, então eu sou muito agradecida. É muito importante para gente, poder estar aqui, treinar, evoluir e trazer resultados”, finalizou Carol.

Espaço para realizar sonhos

Se andar pelos corredores do equipamento, a todo momento irá se deparar com um esporte diferente sendo executado. No terceiro andar, dedicado a lutas, é onde os sonhos de Rian de Castro e José Barcelos, ambos de 17 anos, têm tomado forma de realidade.

“Aqui é um sonho para quem é atleta. A estrutura que o CFO entrega para gente, não tem igual. Eu venho de outros locais de treinamento, mas aqui foi onde eu consegui enxergar um futuro como atleta”, contou Rian. Para além da estrutura, o atleta também pontuou a importância dos professores do local. O jovem já está há mais de um ano no esporte, mas deu início aos treinamentos no equipamento estadual apenas em janeiro de 2023.

Podendo treinar com equipamento de ponta, e prestes a encarar a sua primeira competição, José também sente como se os últimos quatro meses tivessem transformado sua forma de lutar. “Treinar aqui me trouxe experiências que nunca tinha achado em outro lugar, aqui é bastante completo. Quando eu cheguei aqui, eu entendi o que era treinar puxado e estou ansioso para ver o resultado no meu primeiro campeonato”, ressaltou José.

A comunidade do entorno também está sendo beneficiada com a oferta de atividades físicas de alongamento e condicionamento físico com acompanhamento profissional no programa de saúde e lazer onde aproximadamente 100 alunos frequentam ou tem treinos na academia e nos nossos espaços. E ainda aulas de ritmos, que acontecem em parceria com o Instituto Juventude Inovação, que recebe a comunidade para aulas matinais de zumba, forró, entre outros. Destaca-se também que nos editais de seleção pública lançados até o momento foram alcançadas oito mil inscrições.

Como ex-secretária-executiva do Esporte, a vice-governadora, Jade Romero, também esteve presente durante a assinatura e pontuou a realização de sonhos que acontecem no equipamento. “Nós temos a certeza que aqui formaremos grandes atletas. Porque tudo começa assim, na base, com um sonho, e com uma inspiração. E aqui, sempre que vejo o CFO, vejo uma joia que nós temos. Não só pro estado do Ceará, mas para todo o esporte da região Nordeste”, concluiu a vice-governadora.